O sistema disponibiliza a funcionalidade de Vacinas no prontuário do paciente. Esta funcionalidade visa o controle das aplicações de dosagens das vacinas do paciente, que podem ser alérgicas ou imunizantes. Para que o usuário consiga utilizar esta função, é necessário possuir a permissão "Vacinas".

Antes de aprender a usar o módulo de vacina, certifique-se de ter feito todas as configurações seguindo  o passo a passo de "Como cadastrar vacinas".

Índice

1. Agendar o paciente com o procedimento

2. Iniciar atendimento do paciente

3. Aplicação da dosagem da Vacina no prontuário do paciente

4. Informando o procedimento executado




1. Agendar o paciente com o procedimento

Tendo o procedimento cadastrado como Vacina, deverá primeiro agendar o paciente. Para isso, ao selecionar a agenda, você deverá incluir o agendamento/encaixe do paciente com o procedimento configurado previamente como Vacina.

 
Após seleção do horário/encaixe, você deverá indicar o paciente que será agendado e qual o procedimento será realizado. Em seguida você deverá preencher e salvar os dados.

Observação: Se a clínica não agendar o procedimento de aplicação de vacina, o profissional que atendeu o paciente na "consulta agendada", por exemplo, poderá inserir a informação de que houve uma aplicação de vacina no final do atendimento. Essa informação será encaminhada para a recepção, e esta poderá faturar este procedimento.




2. Iniciar o atendimento do paciente

No dia do agendamento, assim que o paciente estiver na clínica será realizado o Check-In. Após o recebimento e a finalização do check-in, o paciente irá automaticamente para a Espera do profissional, que iniciará o atendimento e será redirecionado ao prontuário do paciente.




Após iniciar o atendimento o profissional poderá inserir as informações no prontuário e para aplicar a vacina, deverá selecionar a opção de Vacinas no menu esquerdo do prontuário.

 



3. Aplicação da dosagem da Vacina no prontuário do paciente

Para aplicar, o usuário deve selecionar a opção de inserir, conforme a configuração do cadastro do procedimento (Alérgica ou Imunizante). Abrirá um pop-up, que deverá ser indicado a série da vacina (a descrição da vacina no cadastro do procedimento), indicar a data de início e terá a possibilidade de inserir observações.

Ao salvar, a vacina constará com sua(s) doses(s) como pendente e o usuário poderá, então, exclui-lá (ícone da lixeira), aplicá-la (ícone agulha) e editá-la (ícone azul). 




Observação: O lote será da onde sairá a Vacina - essa configuração deve ser realizada no Cadastro do Produto, no Estoque. 





Após salvar, o status da dose será alterado automaticamente para "Administrado" e assim que todas as dosagens forem aplicadas, constará em finalizadas.


Importante: Após aplicar a dosagem da vacina, não será possível editá-la ou excluí-la.







4. Informando o procedimento executado

Nos casos em que a vacina é executada durante uma consulta, o profissional deverá informar durante o atendimento ou ao final do atendimento, que, além da consulta agendada, também executou o procedimento Vacina. 

Durante o atendimento o Profissional poderá solicitar que o paciente faça o pagamento da vacina e retorne para ser vacinado. Para isso, clique em 'solicitar' durante o atendimento. 

 

Na janela que abrir, selecione se é particular ou convênio, pesquise pelo nome do procedimento e clique na setinha verde para inserir na lista. A solicitação será enviada para o(os) funcionário (os) marcado(os) nas opções. 

Observação: Para que essa janela apareça, é necessário que as configurações "Baixar itens contratados ao finalizar atendimentos" e "Permitir informar procedimentos executados ao finalizar atendimento" estejam habilitadas em Outras Configurações.


Peça ao paciente para efetuar o pagamento no caixa e em seguida retornar para que a vacina seja aplicada.

Se o fluxo da clínica for de efetuar o pagamento no final do atendimento, o profissional deverá informar o procedimento realizado após clicar em Finalizar.

 

Na janela que abrir, selecione se é particular ou convênio, pesquise pelo nome do procedimento e clique na setinha verde para inserir na lista. A solicitação será enviada para o(os) funcionário (os) marcado(os) nas opções. 

 

O funcionário  selecionado na lista receberá uma notificação para fechar a fatura do paciente, e o procedimento "vacina" constará como "Procedimento Realizado" na conta do paciente.

 

Importante: Surgindo alguma dúvida, não hesite em nos enviar um email para o [email protected]

Seu feedback é muito importante, avalie se esse artigo te ajudou clicando abaixo.