O que é?


O sistema disponibiliza da funcionalidade de Cartões, no Financeiro. Esta funcionalidade tem como finalidade auxiliar no controle dos recebimentos em cartão e as baixas destes em suas respectivas contas bancárias, cadastradas em contas correntes. Para que o usuário consiga utilizar esta função, é necessário possuir a permissão de "Controle de Cartões".


Como fazer?

  • O usuário que possuir a permissão poderá realizar as ações, a partir do Financeiro > Cartões, no menu esquerdo. 
  • Em Cartões, existem duas funcionalidades:


1. Baixar Pagamentos

2. Importação CSV


BAIXAR PAGAMENTOS

  • Ao selecionar a opção de Baixar Pagamentos, a tela será redirecionada para a página da imagem acima. 
  • Nela poderão ser identificados filtros, como "Selecione o cartão", que deverá indicar qual o cartão que deseja buscar as transações, deverá ser indicado se a busca será realizada por transações "Pendentes" de baixa ou já "Baixados", o filtro de período "De/Até", que possui um período curto já definido, mas que pode ser alterado manualmente, indicar a o número de "Transação" e/ou "Autorização", indicar a "Bandeira" e indicar qual o tipo de busca, pela "Data de Compra", ou pela "Data Crédito"
  • Após indicações, clique em buscar. 
Observação: O sistema permite imprimir ou exportar para Excel, a tela com os resultados da busca do Controle de Cartões. 


  • Após buscar, constarão os resultados conforme indicação de filtros.
  • O usuário poderá selecionar uma ou mais transações e no caso de selecionar mais de uma, será possível realizar a baixa em lote, ou seja, o sistema calculará o total dos valores e habilitará a opção para baixar as transações selecionada de uma vez. 
  • Caso não realize a baixa em lote, o usuário poderá selecionar a opção de "Baixar" na última coluna (Status).
Importante: A coluna de "Taxa" pode ser pré configurada no cadastro da conta corrente. Dessa forma, automatizaria e otimizaria o controle das transações. É importante que no cadastro da conta corrente, esteja configurado corretamente, de acordo com a taxa de parcelas e bandeiras e que no ato do recebimento, o usuário indique estas informações. 


Observação: Caso haja alteração no cadastro da conta corrente, posteriormente ao ato do recebimento da Conta a Receber, a configuração de "Taxa", "Bandeira" e "Parcela" constará a anterior a alteração. Isto porque a configuração que vale será a habilitada no ato do recebimento. 


O que é a data do crédito? A data do crédito é referente a data inserida na conta corrente em dias para crédito. Ou seja, se for débito e na conta corrente estiver 1 dia para crédito e a compra ter sido realizada no dia 01/01, a busca do crédito deve ser 02/01. E quando for crédito e se estiver cadastrada em 30 dias, a busca deve ser 02/02. 


Como desfazer a baixa? Se o usuário realizar a Baixa incorretamente, é necessário buscar pelos filtros utilizados na baixa, e selecionar a opção de Baixados. Na coluna de status, constará como "Baixado", selecione-o e dessa forma, será desfeita a baixa. 



IMPORTAÇÃO CSV

  • Esta funcionalidade apenas poderá ser utilizada se a licença do usuário contratar o Serviço Adicional de Importação CSV e o mesmo estar ativo.
  • A Importação CSV, é um serviço em que o usuário poderá inserir o arquivo CSV da máquininha, (SafraPay ou Stone) no campo de "Escolher Arquivo", indicado na imagem abaixo. 
  • É necessário também que o usuário indique o Layout (qual a sua máquina), podendo ser Cielo 1.0, Rede 1.0 ou Stone 1.0. 
  • Após inserção, o sistema identificará as transações do arquivo que estão lançadas. 
  • O usuário deverá marcar as transações e posteriormente selecionar para baixar tudo. Dessa forma, será realizada a baixa das transações, sem a necessidade do usuário buscar manualmente, otimizando seu trabalho e evitando erros. 


Importante: Surgindo alguma dúvida, não hesite em nos enviar um e-mail para o [email protected]