Olá!

Hoje iremos aprender sobre os relatórios financeiros e suas funcionalidades. Através deste relatórios, podemos verificar a situação financeira da clínica, suas receitas e despesas, entre outros.

Para acessar os relatórios, basta apenas ir em Relatórios > Nova central de relatórios > Financeiro



Na opção "Financeiro", temos todas as opções de relatórios financeiros disponíveis. Dentre eles, temos as seguintes opções:

  • Contas a Pagar
  • Contas a Receber
  • Créditos - Pendentes
  • Débitos - Pendentes
  • Devolução
  • DMED
  • DRE
  • Movimentação
  • SCP
  • Solicitação de compra
  • Caixa


Agora, vamos detalhar cada tipo de relatório, suas particularidades e quais informações eles apresentam.

  1. Contas a pagar

    Neste relatório, podemos verificar todas as contas a pagar da clínica. Podemos verificar categorias, qual o centro de custo alocado para esta despesa, as datas de competência e vencimento, a situação do pagamento, entre outros. É válido lembrar que os campos apresentados no resultado são customizáveis.


    Se desejar, também podemos adicionar filtros a busca, para um resultado mais refinado de acordo com as informações inseridas. Para isso, basta apenas clicar na caixa "+ Filtros" e preencher os filtros conforme desejado.


    Caso deseje customizar o campo de resultados do relatório, adicionar novos campos, modificar o ordenamento das informações, agrupar ou desagrupar sessões e afins, basta apenas ir na opção "Preferências".


    No campo 01, podemos selecionar qual o campo desejamos modificar: Se é o campo de visualização, o campo de Agrupamento de dados, gráficos. No campo "Modelo", é possível salvar os modelos de preferência para utilizar em outros relatórios, além de poder carregar um modelo já salvo anteriormente.

    No segundo campo, podemos configurar algumas opções de visualização do relatório, como o ordenamento, tipo de ordem, formato de exibição de dados e afins.

    Já no terceiro campo, podemos configurar todos os campos que são exibidos no resultado da buscar. Basta apenas marcar (ou desmarcar) os campos desejados. Também é possível alterar o ordem de exibição dos campos do resultado.

    O campo de "Preferências" é comum em todos os relatórios. Assim sendo, esta opção é a mesma em todos os casos. O que muda são as opções de exibição de campos, uma vez que cada relatório possui campos pertinentes a sua função.


  2. Contas a receber

    O relatório de Contas a receber tem como objetivo verificar todas as contas a receber (ou recebidas) da clínica. Podemos verificar categorias, qual o centro de custo alocado para esta despesa, as datas de cadastro e vencimento, a situação do pagamento, qual a origem deste pagamento (procedimento), entre outros. Os campos de filtro e exibição dos campos são semelhantes ao relatório de contas a pagar, a diferença entre ambos é apenas o tipo de informação que eles apresentam. No caso do Contas a receber, ele lista todos os créditos recebidos ou a receber da clínica.



    Assim como nos demais relatórios, é possível adicionar mais filtros à busca e modificar as preferências conforme desejado.

  3. Créditos - Pendentes

    Este relatório tem como objetivo listar todos os créditos cujo a clínica tem a receber. Ou seja, neste relatório, é possível verificar todos os pagamentos que já foram lançados mas que ainda não foram realizados. Assim como os outros cadastros, é possível realizar a customização dos campos de exibição do relatório no campo "Preferências".





  4. Débitos - Pendentes

    O relatório em questão tem a mesma funcionalidade do anterior, mas lista exclusivamente os débitos pendentes de pagamento pela clínica.




  5. Devolução

    Neste relatório é possível verificar todas as devoluções que foram geradas aos pacientes. É possível verificar os valores devolvidos, os motivos da devolução, qual o procedimento da devolução, entre outros. Para mostrar ou editar os campos de resultado, basta apenas configurar as "Preferências".



  6. DMED

    O DMED (Declaração de Exercícios Médicos e de Saúde) é uma declaração obrigatória que visa conferir se o valor declarado pelo paciente é semelhante aos valores declarados pelo médico. Através do relatório DMED é possível verificar os recebimentos provenientes de pessoas físicas, com todas as informações necessárias para preenchimento da declaração.

    É possível selecionar todos os profissionais ou filtrar apenas pelos profissionais solicitados, no campo "executantes". Também é possível adicionar novos filtros na opção "+ Filtros" e marcar as opções desejadas. 



  7. DRE

    O Relatório de DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) tem como objetivo demonstrar os resultados do exercício contábil, apurando as receitas e as despesas, a fim de verificar o lucro ou prejuízo da clínica durante a data selecionada. O relatório é separado por itens, semelhante a um balancete comparativo de receitas e despesas.


    Nos filtros, é possível selecionar a data de competência do relatório, as unidades desejadas e também as categorias de itens presentes no relatório. Diferente dos demais relatórios, a DRE não possui a opção de "+ FIltros" e "Preferências", uma vez que esse tipo de relatório é padrão.

  8. Movimentação

    Neste relatório, podemos verificar o resultado bruto de entrada e saída de valores da clínica. Todos os créditos e débitos são listados neste relatório, em 2 agrupamentos distintos.


    Ao buscar os resultados, são exibidos 2 campos de resultados: Um com as entradas, outro com as Saídas. Para visualizar os lançamentos destes campos, basta apenas clicar na seta presente na lateral esquerda do nome.


  9. DSP ( ERRO NO SERVIDOR NA HORA DE ACESSAR O RELATÓRIO




  10. Solicitação de Compra

    Neste relatório, podemos verificar a listagem de todas as solicitações de compra realizadas através da opção "Financeiro > Contas a Pagar > Solicitação de Compras". Basta apenas selecionar os filtros desejados e realizar a busca.




  11. Caixa (Em manutenção)