Programa de Saúde é uma ação implantada pelo Ministério da Saúde em 1994 que tem como objetivo praticar a atenção primária ao paciente em um tratamento recorrente que envolve diversas especialidades.

Índice

1. Ativação

2. Cadastro

3. Configurar para ativação

4. Utilização



1. Ativação

Primeiro é necessário ativar a Configuração em Configurações > Outras Configurações > Outras Configurações. Somente o usuário master/admin poderá realizar esta ação.

Procure pela opção "Programas de Saúde" e habilite a configuração "exibir Programas de saúde".

Ao habilitar a configuração, constará no prontuário do paciente a opção de "Programas de Saúde" em dados principais, constará também essa opção no cadastro do profissional e habilitará a nova opção de cadastros, Programas de Saúde.

Depois que ativar a configuração, o usuário poderá cadastrar os programas que a clínica possui. 

Também será possível habilitar a configuração de "exibir time de cuidado", em Time de Cuidado. 

Ao habilitar esta configuração, no prontuário do paciente em Dados Principais, constará a opção de Time de Cuidado. 



2. Cadastrar

Agora o usuário deverá ir em Cadastros > Programas de Saúde.


Irão aparecer duas opções de cadastros: programas de saúde e tipos de programa.

Como dentro do cadastro de programas de saúde será necessário selecionar o tipo de programa, será necessário antes cadastrar os tipos.

Selecione a opção de tipos de programa e clique em inserir. 

Será possível editar o tipo clicando no botão azul e excluindo na lixeira. Entretanto somente será possível excluir se o tipo não estiver associado a um programa. 


Preencha o nome do programa no campo de descrição e salve. 



Em seguida, volte na opção de programas de saúde. Será possível editar clicando no botão azul, excluir na lixeira ( porém só será possível excluir se não houver pacientes vinculados a este programa).

Também poderá ativar ou inativar o programa na coluna ativo. Para inserir um novo programa, clique em inserir. 


Preencha as informações como: nome do programa, vigência, selecione o tipo (cadastrado em tipos de programa) e a operadora (cadastrados em convênios). Salve. 



3. Configuração para ativação

É necessário atribuir o profissional a um programa. 

Para isto, entre no cadastro do profissional, e ao descer a barra de rolagem até o final, constará o campo de programa de saúde onde poderá vincular qual (is) o(s) programa (s) o profissional atende. 

Salve o cadastro. 




O passo seguinte é selecionar o programa de saúde no cadastro do paciente. Para isso, acesse a ficha do paciente em questão e selecione o Programa de Saúde.

Feito isso é possível cadastrar a equipe multidisciplinar (Time de Cuidado). Ainda no cadastro do paciente, no + será possível inserir linhas em que poderá selecionar o profissional, sua especialidade e conselho.


Importante: De acordo com o SUS a estrutura proposta de especialidades para uma estratégia de saúde da família são - médico clínico geral, enfermeiro, técnico em enfermagem, cirurgião dentista, técnico em saúde bucal e agente comunitário de saúde são considerados especialistas em saúde da família



Observação: Todos os profissionais que fizerem parte do Time de Cuidado precisam obrigatoriamente ter a devida especialidade cadastrada no seu perfil, para que seja listado corretamente no cadastro do paciente.





4. Utilização

Para utilizar os programas de Saúde no Feegow, foram inseridos filtros em algumas telas para pesquisa pelos Programas de Saúde, sendo elas: 

4.1 Agenda Múltipla

Na agenda múltipla, está disponível o select para otimizar a busca de Programas de Saúde, conforme configuração e limitação da grade vigente. 

4.2 Configuração Grade Vigente

Dessa forma, o usuário poderá limitar na configuração grade, os programas de saúde aceitos pelo profissional no dia da semana e horário disposto. 


4.3 Agendamento 

No agendamento, somente será possível selecionar o Programa de Saúde que estiver configurado e ativo no cadastro do profissional e do paciente. 

Ao selecionar o convênio, este deve estar configurado no Programa de Saúde ativo no cadastro do profissional e paciente. 




Importante: Surgindo alguma dúvida, não hesite em nos enviar um email para o [email protected]

Seu feedback é muito importante, avalie se esse artigo te ajudou clicando abaixo.