O sistema dispõe da ferramenta para facilitar a visualização e controle gerencial das operações de despesas da clínica. É possível visualizar todos os lançamentos, a depender dos filtros de pesquisa, e agrupá-los de modo prático para auxiliar na gestão das informações.

Índice

1. Como acessar o relatório? 

2. Como funcionam os filtros de pesquisa e as preferências?

4. Como gerar o relatório?

3. É possível baixar, imprimir ou exportar um arquivo com as informações geradas?





1. Como acessar o relatório?

Primeiramente, é fundamental que o usuário possua a permissão "Contas a Pagar", no agrupamento de Relatórios, habilitada em seu cadastro no sistema. Caso contrário, não conseguirá acessá-lo.

Após isso, é preciso clicar em "Relatórios" (no menu principal) e depois em "Acessar central de relatórios", como segue abaixo, sendo redirecionado para a central: 

Após entrar na central, deve selecionar a opção "financeiro" e, em seguida, o campo "contas a pagar", como segue abaixo:

Agora que vem a melhor parte, que é como utilizá-lo!


Observação: Lembre-se da permissão "Contas a Pagar", no agrupamento de relatórios, que precisará estar habilitada no cadastro do usuário.




2. Como funcionam os filtros de pesquisa e as preferências?

O sistema dispõe de uma gama de filtros e preferências que servem não somente para facilitar o caminho até a informação, mas principalmente para deixar o relatório a gosto da clínica e de quem está habituado a fazer a sua análise, sendo bastante customizável.

Para visualizar os filtros adicionais, deve clicar em "+ filtros". Assim, poderá restringir ou ampliar a quantidade de informações, como segue abaixo: 

Para visualizar as preferências, deve clicar em "preferências". Essa é a aba mais interessante dos relatórios, pois é através dela que você vai definir como deseja visualizar as informações. 

Clicando nessa opção, poderá customizar as colunas que aparecerão no relatório. Tudo que for marcado com a cor azul aparecerá nele. Tudo que estiver na cor cinza, ficará oculto. Em Agrupamentos, é possível organizar em até 3 ordens a visualização das informações. Abaixo você poderá ver uma configuração de exemplo.


Para além disso, é possível gerar um gráfico, mediante configuração prévia na aba "Gráficos".

Por fim, é possível criar um modelo para que não seja necessário sempre repetir as mesmas configurações. Para isso, basta inserir um nome e clicar em "Criar" na aba de modelos. Após criá-lo, poderá selecioná-lo toda vez que for gerar um novo relatório de contas a pagar.

Para que as configurações sejam salvas, basta clicar em "salvar e recarregar", na cor verde.



3. Como gerar o relatório?

Uma vez que já tenha definido como gostará de visualizar o relatório, basta clicar em "Gerar". que aparece na cor verde em destaque abaixo:

Dessa maneira, poderá obter as informações conforme definido e planejado e conforme indicado nas configurações de visualização e agrupamento anteriormente mostradas como exemplo. Abaixo poderá observar um caso para ilustração.

Observação: É fundamental, para a geração desse relatório, que haja pelo menos o campo Unidade preenchido. 




4. É possível baixar, imprimir ou exportar um arquivo com as informações geradas?

Sim! O sistema oferece a possibilidade de realizar o download do relatório, salvando como PDF, além de imprimir e exportar o arquivo gerado nos seguintes formatos: Excel, Zip e CSV.

Para isso, é necessário que o relatório já esteja pronto. Dessa forma, aparecerá a opção "exportar", no canto superior direito da tela. Após clicar nele, abrirão as possibilidades. 

Abaixo segue exemplo para ilustração:

Dessa maneira, não apenas poderá gerar as informações, mas levá-las para outras ferramentas para o tratamento dos dados de modo que seja o mais útil possível.



Importante: Surgindo alguma dúvida, não hesite em nos enviar um e-mail para o [email protected] 

Seu feedback é muito importante, avalie se esse artigo te ajudou clicando abaixo.