Em muitos casos, os pacientes não conseguirão comprar os medicamentos que necessitam de receituário especial/controlado, caso você os prescreva em texto-livre. Neste artigo, vamos mostrar o porquê disso acontecer e como prescrever da maneira correta.

Vale ressaltar que é de suma importância que no ato da prescrição de medicamento controlado/especial/uso contínuo você deve selecionar diretamente da plataforma para que o paciente tenha uma ótima experiência, desde o atendimento prestado por você até o processo final da compra.



Acompanhe quando você poderá prescrever medicamentos em texto-livre e quando é necessário selecionar da plataforma

  • Prescrevendo em texto-livre - Receituário Simples

Para exames, atestados médicos, laudos médicos, orientações e receituários que não exigem assinatura digital (receita simples), você poderá prescrever em texto-livre. Caso tenha dúvidas nesse processo, temos um artigo sobre como criar um receituário simples com o Memed

  • Selecionando o medicamento - Receituário especial/uso contínuo

Para medicamentos que exigem assinatura digital (receituário especial/controlado) é necessário que você prescreva selecionando diretamente do banco de conteúdo do Memed, tanto da aba de "industrializados" como de "composições". 

Importante: Atente-se ao nome do medicamento, pois, caso possua uma letra incorreta, a plataforma não localizará o medicamento.




Veja a forma correta de manusear o banco de medicamentos

  • Prescrevendo em texto-livre

Caso você precise prescrever algum medicamento em receituário simples, você pode digitar o nome do medicamento e, no campo posologia, incluir a administração. Por exemplo, tomar 01 comprimido a cada 08 horas, durante 07 dias. 

Dessa forma, como o medicamento não necessita de receituário especial/controlado, não terá problemas seguir com a prescrição em texto-livre, pois a farmácia conseguirá dispensar/vender o medicamento.

  • Selecionando do banco de medicamentos (industrializados/composições)

Quando for prescrever algum medicamento do tipo receituário controlado/especial, é super importante e necessário selecionar o medicamento diretamente da plataforma. Com isso, a plataforma Memed habilitará os receituários (2 vias) para que o paciente receba na via digital e, por fim, a farmácia conseguir dispensar.

Caso você prescreva algum medicamento especial/controlado em texto-livre, a farmácia não terá as vias necessárias do tipo do receituário, sendo assim, não conseguirá prosseguir com a dispensação/venda do medicamento.



Importante: Surgindo alguma dúvida, não hesite em nos enviar um email para o [email protected]

Seu feedback é muito importante, avalie se esse artigo te ajudou clicando abaixo.