O sistema fornece a funcionalidade de solicitação de exame no prontuário do paciente. O objetivo desta função é controlar e inserir solicitações de exames solicitadas pelos pacientes. Feegow oferece suporte a pedidos de exames padrão, pedidos de exames do Guia SP/SADT e pedidos de exames Memed. Para poder usar este recurso, o usuário deve ter a permissão "Solicitação de Exame".

Índice

1. Como gerar pedidos de exames padrão e em Guia SP/SADT

2. Como gerar pedidos de exames pelo memed

3. Como habilitar/desabilitar o layout em checkbox de exame




1. Como gerar pedidos de exames padrão e em Guia SP/SADT

As funcionalidades de pedido de exame padrão e exames do Guia SP/SADT são para preenchimento manual e/ou utilização de modelos previamente cadastrados por usuários com a permissão "Modelos de Prescrição, Atestados e Pedidos de Exames". O profissional irá em Solicitação de Exames no menu à esquerda do prontuário do paciente e selecionará a opção inserir Pedido de Exames, onde deverá indicar qual formulário deseja utilizar.


Pedido de Exame Padrão

Após selecionar a opção para inserir o Pedido Padrão, abrirá um pop-up conforme a imagem abaixo. No ícone de "+" ou na pasta, quando selecionados, redirecionará para as configurações dos modelos de Pedido de Exame. 

Estarão disponíveis dois tipos de modelos: o modelo para inserção manual (+) e o para vincular exame (ícone da pasta). Nos modelos em que há o vínculo de Exame, somente poderão ser selecionados os procedimentos cadastrados no sistema com o Tipo Exame. Os procedimentos ao serem cadastrados no Feegow, com o Tipo de Exame, constarão na listagem e poderão ser selecionados individualmente.

No fluxo de atendimento, o profissional poderá utilizar todas essas opções que irão personalizar o atendimento e otimizar seu tempo. O profissional, dessa forma, tem como opção selecionar o ícone de mão, para puxar as informações previamente configuradas nos modelos, ou prescrever manualmente.

Após todas as informações indicadas e/ou preenchidas, o profissional clicará em "Salvar e Imprimir"


Assim que selecionar a opção para salvar e imprimir, abrirá um novo pop-up, com as opções de "Carimbar" e "Papel Timbrado" selecionados, ambos são opcionais.

Quando habilitada a opção de "Carimbar", o sistema trará as informações preenchidas no cadastro do profissional, como Nome, Conselho, Registro e UF. Existe uma linha superior a estes dados, que poderá possuir informação de assinatura digitalizada, quando configurada - essa assinatura não é a mesma da assinatura digital e portanto não possui validade jurídica. Para configurar esta assinatura digitalizada, o profissional deverá inserir uma imagem/arquivo da mesma em boas condições em seu cadastro, no campo de "Assinatura", logo abaixo do campo de "Unidades". 

Quando habilitada a opção de "Papel Timbrado", o sistema trará as informações configuradas em Configurações > Impressos > Papel Timbrado e Ttambém existirá a configuração da informação que antecede o pedido de exame, como indicado na imagem abaixo. Esta configuração será realizada em Configurações > Impressos > e no menu esquerdo, Pedido de Exame que ao clicar em imprimir, abrirá a tela de configuração da impressora, onde poderão ser realizadas outros tipos de configurações. Neste caso, é necessário verificar com o TI da clínica qual configuração melhor atenderá a necessidade dos profissionais.

Observação: Ao selecionar modelo com vínculo de exame, o sistema habilitará a opção de gerar proposta automaticamente. Dessa forma, o profissional ao solicitar os exames e deixar a opção de "Gerar Proposta" selecionada, os exames constarão lançados no campo de Propostas, no prontuário do paciente. O usuário poderá buscar pelo paciente e iniciar negociação e caso aceite, seguir com o fluxo de gerar contrato e recebimento



Após salvar e imprimir, o pedido de exame constará no histórico do paciente, conforme imagem abaixo, o usuário poderá editá-lo selecionando o ícone de lupa, compartilhá-lo no ícone indicado e inativá-lo no ícone de habilitar/desabilitar, imprimi-lo no ícone de impressora e ícone de clips para anexar arquivo ao pedido.


PEDIDO DE EXAME EM GUIA SP/SADT



Após selecionar a opção para inserir a Pedido em Guia SP/SADT, abrirá o pop-up conforme imagem abaixo,no ícone de pasta, quando selecionado, redirecionará para configuração de modelo de Pedidos de Exame, onde será vinculado exame.

Nos modelos em que há o vínculo de Exame, somente poderão ser selecionados os procedimentos com código TUSS, não necessariamente estando cadastrados no sistema, que no fluxo de atendimento, o profissional poderá utilizar todas essas opções que irão personalizar o atendimento e otimizar seu tempo.

O profissional, dessa forma, tem como opção selecionar o ícone de mão, para puxar as informações previamente configuradas nos modelos, e preencher as informação de convênio, executante, indicação clínica, data de solicitação e observações, após todas as informações indicadas e/ou preenchidas, o profissional clicará em "Salvar".
Depois de salvar, poderá "Gerar a Guia" e/ou "Imprimir - Pedido SP/SADT, pedido Simplificado ou Pedido Personalizado".

 

Após salvar e imprimir, o pedido de exame constará no histórico do paciente, conforme imagem abaixo e o usuário poderá editá-lo selecionando o ícone de lupa, compartilhá-lo no ícone indicado e inativá-lo no ícone de habilitar/desabilitar, imprimi-lo no ícone de impressora e ícone de clips para anexar arquivo ao pedido.

 


2. Como gerar pedidos de exames pelo memed

Para que esta opção apareça, é necessário que o usuário master, habilite o Memed, em Configurações > Outras Configurações > e no menu esquerdo, Outras Configurações, feito isto, o profissional no prontuário do paciente, poderá utilizar o serviço disponível da Integração Memed.

O profissional deverá então, ir em Pedidos de Exame, no menu esquerdo, nesta tela, clicará em Inserir Pedido de Exame, e selecionar a opção de Inserir Pedido Memed.

 

Dessa forma, abrirá o pop-up onde o profissional poderá utilizar as seguintes funcionalidades: Arquivo, Protocolos e Ajuda.

 



3. Como habilitar/desabilitar o layout em checkbox de exame

O sistema disponibiliza a configuração de "Layout em Checkbox de Exame", após habilitá-la, o layout e o modelo em si serão diferentes, sendo necessário marcar o checkbox separadamente. A opção "Gerar Pasta" aparecerá no prontuário do paciente no lugar do ícone da pasta e + para configuração do modelo. O objetivo desta configuração é para o layout e apresentação do modelo.

Como fazer isso? 

Somente os usuários masters podem habilitar/desabilitar esta configuração. O caminho é Configurações > Outras configurações.

A tela será redirecionada, selecione novamente a opção de outras configurações no menu à 
esquerda.

Encontre as configurações de ordem do exame e ative/desative a configuração "Layout em Checkbox de Exame".



Feito isso, salve a configuração e habilite-a, o layout e a configuração do modelo serão diferentes, permitindo selecionar inspeções independente do modelo.

Ao desativá-lo, o layout volta para os ícones de pasta e + e as configurações do template previamente configurado neste layout.

Ao habilitar a configuração, no prontuário do paciente, em Pedidos de Exame, constará conforme imagem abaixo.




Importante: Surgindo alguma dúvida, não hesite em nos enviar um email para o [email protected]

Seu feedback é muito importante, avalie se esse artigo te ajudou clicando abaixo.