Essa funcionalidade é disponibilizada dentro do campo do prontuário do paciente, podendo também ser acessada pela tela de agendamento e tem como função concentrar o histórico financeiro do paciente em apenas uma tela, fazendo com que a gestão financeira seja fácil, evitando possíveis erros. Além das 3 abas dos campos: Faturados, Não Faturados e Extrato, que permitirão o usuário a visualizar procedimentos contratados, executados, quitados e não quitados. Também é possível gerar as faturas através da opção particular, guia de consulta, guia SP/SADT, outras guias e atendimento.

Índice

1. Permissões Necessárias

2. Como Acessar

3. Faturados

4. Não Faturados

5. Extrato




1. Permissões Necessárias 

Para que um usuário consiga ter acesso a todas as funcionalidades do campo é necessário que em seu cadastro estejam disponíveis as permissões de Guias TISS, Conta a Receber, Contas a receber do Paciente, Conta (movimentação financeira), além da permissão de Permitir lançamento de Atendimento Avulso


2. Como Acessar

O acesso ao campo de conta do paciente pode ser feito através de 2 caminhos no sistema, sendo eles através da Agenda e do Prontuário (ficha completa). 

Pelo Agendamento:

Pela agenda, basta localizar o agendamento do paciente (1), abri-lo e selecionar a opção conta (2):





Pelo Prontuário:

Já através do prontuário, basta localizar o paciente através da busca rápida (3), seleciona-lo e quando abrir a ficha completa do paciente, ao lado esquerdo da tela (4), rolando até o final (5) teremos a opção de conta:





3. Faturados 

Assim que selecionada a tela de conta do paciente, abrirá a opção de "Faturados", onde constarão todos os lançamentos de procedimento contratados que foram faturados. Neste campo, poderá ser identificado quais procedimentos foram executados ou não e os que foram ou não quitados. Além de ser possível nessa mesma tela verificar o saldo do paciente (1), ou seja, se existe fatura pendente de recebimento (saldo negativo) ou se existe crédito disponível para utilização (saldo positivo), ou se o saldo do paciente está zerado. 

O usuário terá as opções para lançamento avulso (2) de Particular, Guia de Consulta, Guia SP/SADT, Outras Guias e Atendimento. Caso utilize estas opções, a tela será redirecionada ou para a Conta a Receber (Particular), ou para a Guia onde deverá preencher as informações necessárias, ou indicar qual procedimento teve atendimento (Atendimento). Também é possível editar a fatura (3), abrir a conta a receber do paciente, ao selecionar o botão que antecede a data.

Ao selecionar uma fatura em aberto em vermelho (4) é possível habilitar a tela de pagamento e ao lado do campo que informa o valor em verde (5), temos o ícone de lupa para verificar a(s) forma(s) de pagamento(s) da conta ou realizar a exclusão/cancelamento do recebimento e/ou anexar um arquivo à conta ao selecionar o ícone de clips. Também será possível realizar movimentação de Produtos do Estoque através de um procedimento, ao selecionar o ícone de maleta roxa, conforme a imagem abaixo (6) 



4. Não Faturados 

Na aba de "Não Faturados", constarão os agendamentos e procedimentos realizados que não possuem faturas vinculadas. Isso ocorre quando é gerada uma fatura sem vínculo, uma fatura avulsa, uma fatura alterada, que não é o espelho do agendamento que a ocasionou ou quando é inserido um procedimento ao final de um atendimento onde já teve uma fatura gerada. 

Para que haja o vínculo, o usuário portanto deverá realizar o lançamento pelo Check-In, e quando não feito dessa forma pelo Não Faturados e sem realizar alterações comparadas as informações do agendamento. Para isso, é necessário selecionar o agendamento realizado e não faturado, selecioná-lo (1), conforme imagem abaixo, e em seguida vinculá-lo a uma invoice ou a um tipo de guia (2). Caso não apareça como realizado, o usuário ainda pode selecionar a opção indicada abaixo, em "Gerar a partir de agendamento" (3). 


Feito isso, selecione a linha do agendamento (1) e clique em Particular, Guia Consulta ou Guia SP/SADT, dependendo da Forma do agendamento e do(s) procedimento(s) (2). Dessa forma, a tela será redirecionada ou para a tela da Conta a Receber ou da Guia selecionada, com as informações do agendamento preenchidas. 


Observação: Caso seja selecionada as opções de Particular, Guia Consulta ou Guia SP/SADT, sem antes selecionar o agendamento, a tela será redirecionada para gerar ou a Invoice ou Guia avulsa. 


5. Extrato

No extrato, constarão todas as movimentações do paciente, ou seja, através dele o usuário poderá realizar análises financeiras referente as movimentações do paciente. Nele estará disponibilizado filtros para otimizar a busca, como período (sendo obrigatório), por qual usuário foi lançado, unidade, qual forma e tipo de operação (1)O sistema também disponibiliza a opção de seleção para detalhar o recebimento, que trarão informações complementares (2). Após selecionados os filtros e clicar em gerar, serão exibidos os resultados conforme as especificações.

Será possível ou Imprimir ou exportar para Excel, conforme indicado na imagem (3). O sistema disponibiliza de forma sintética, o Total de Entradas e Total de Saídas, separados pela forma (4).






<< Tópico Anterior: Como realizar o Checkin do paciente

Próximo tópico: Como corrigir um recebimento errado >>





Importante: Surgindo alguma dúvida, não hesite em nos enviar um e-mail para o [email protected]

Seu feedback é muito importante, avalie se esse artigo te ajudou clicando abaixo.