Neste artigo ensinaremos como configurar as Regras para emissão da Nota Fiscal Eletrônica.
Índice
1. Como fazer?
2. Explicando os campos
1. Como fazer?
Toda emissão de nota será baseada em uma Regra de serviço, a regra é um conjunto de informações necessárias para emissão da nota.
Para criar ou editar a regra, é necessário ir em Financeiro > Nota fiscal > Listar empresas.
Feito isso, selecione o botão de configuração para abrir, clique no botão de inserir para uma nova regra ou no botão azul para editar, caso queira editar uma já existente.
Observação: Atenção para não clicar no X ao invés de clicar no botão de editar.
2. Explicando os campos
Descrição da regra: Uma breve descrição para facilitar na hora de selecionar a regra correta para emissão.
Código Serviço Municipal/ CNAE/ LC116: Necessário consultar o contador da clínica para indicar os dados corretos a serem preenchidos.
Serviço Municipal Unificado: É comum ocorrem erros na hora da emissão devido aos códigos de CNAE, LC116 ou municipais estarem formatados da forma errada. Cada prefeitura aceita as numerações de formas diferentes e em alguns casos a configuração inicial acaba se tornando trabalhosa devido as diversas tentativas para acertar a formatação correta.
Observação na Nota: A maioria das prefeituras possui um campo para observação na nota, esse campo é onde você costuma encontrar textos de leis tributárias ou informações de validade contábil. Você pode montar a observação com as TAGS disponíveis.
Reter ISS na fonte: Caso deseje reter o ISS, só marcar a opção SIM.
Mín.p/ retenção Tribut: Valor mínimo da nota para retenção de tributos (PIS, COFINS, CSLL), ou seja, caso você queira reter tributos apenas quando o valor da nota for maior que R$ 800,00, basta informar 800 no campo. Caso não possua retenção de tributos apenas deixar o campo em branco.
Mín.p/ retenção IR: Mesmo conceito do campo anterior, porém ao invés dos tributos PIS, COFINS, CSLL, esse campo é utilizado para retenção de Imposto de Renda. Caso não possua apenas deixar o campo em branco.
ISS/ IR / PIS / COFINS / CSLL: Alíquota de cada tributo em %. Caso não possua apenas deixar o campo em branco.
Importante: Surgindo alguma dúvida, não hesite em nos enviar um email para o [email protected]
Seu feedback é muito importante, avalie se esse artigo te ajudou clicando abaixo.