O cadastro dos convênios é a parte mais importante para os clientes que desejam utilizar os recursos de faturamento do Feegow. O Feegow dispõe de diversos recursos para que não precisem mais perder tempo preenchendo guias manualmente, nem tendo suas guias glosadas por preenchimento errado. 

Porém, para que as guias sejam geradas automaticamente com as informações corretas, é preciso cadastrar as informações dos convênios corretamente. Neste artigo vamos mostrar o passo a passo para cadastras os convênios utilizados / aceitos na sua clínica. A partir do cadastro, será possível configurar dados que serão essenciais para emissão das guias. 


Importante: Muitas informações que serão cadastradas nessa etapa estão informadas no contrato da clínica com o convênio. É importante que tenha o contrato em mãos para o correto preenchimento de:

Tabela de Cálculos, Tabelas de Convênios, Valor de CH, Valor da UCO, Valor do m2 de filme, unidade de cálculo dos procedimentos, valores de escalonamento, valores de inflator e deflator e os valores por procedimento.



Índice

1. Cadastro de convênio

2. Valores por procedimento

3. Numeração das guias

4. Regras

5. Webservices TISS

6. Inflator / Deflator

7. Escalonamento

8. Imposto por Operadora



1. Cadastro de convênio

Para cadastrar um convênio, vá em Cadastros > ConvêniosNo menu esquerdo, terão duas opções: tabelas de convênio e tabelas de porte.

Qual a diferença e a semelhança entre tabela de convênio e tabela de porte? A tabela de convênio será utilizada quando convênio utilizar uma tabela semelhante a existente no sistema. Já a tabela de porte, é utilizada quando é necessário realizar um reajuste de valor dentro dos portes de tabela CBHPM. Ambas serão preenchidas manualmente. 



Observação: A tabela de porte é configurada conforme complexidade do procedimento e é padronizado pelo local que será realizado.




Para editar um convênio, clique no botão azul. Para visualizar o extrato, clique no botão verde. Para excluir, clique o convênio, clique no X. (Cuidado pois esta ação é irreversível). Para inserir um novo convênio, clique em inserir, conforme indicado pela seta na imagem abaixo


Inserir as informações cadastrais do convênios. 

No cadastro principal do convênio, serão inseridas as informações de cadastro que constam no seu contrato com o convênio. Nem todos os campos indicados são obrigatórios, entretanto, é ideal preencher as informações para o cadastro estar completo e para melhor utilização no sistema.

O prazo para agendar um retorno do convênio é cadastrado no campo Retorno Consulta, e a configuração é feita para todos os procedimentos realizados pelo convênio, ou seja, não é configurado conforme a forma particular que é de procedimento por procedimento.


Importante: Ao contrário do retorno no particular, onde geralmente é dado um prazo máximo para o paciente retornar sem nova cobrança, o prazo do retorno do convênio será calculado como o prazo mínimo para que o paciente possa retornar e o convênio aceite uma nova guia do mesmo procedimento. 


Os campos % do 2°, 3° e 4° procedimentos e a limitação do grupo de escalonamento se referem ao escalonamento, ou seja, quanto o convênio deverá pagar a clínica nos  casos de procedimentos realizados em uma mesma guia sadt. 

Se o convênio tiver regras mais complexas de escalonamento, existe o item "Escalonamento" no menu a esquerda, onde será possível definir escalonamento por plano, por procedimento ou por contrato (Veja o item 7 desse artigo).

Conforme indicado, é possível configurar a modelo de cálculo de convênio e informar o valor definitivo. 


Importante: Se for configurado o módulo de cálculo e o valor, essas informações estarão salvas para quando for configurar os valores por procedimento, evitando a necessidade do preenchimento manual toda vez que for configurar um procedimento para este convênio. 








No campo "tabelas padrão" será selecionada a tabela utilizada para este convênio.

Observação: Se tratar de uma tabela de porte ou convênio, será necessário selecionar a opção de tabela própria das operadoras.


Em contratos de convênios, o convênio identifica o contratado. O contratado pode ser a empresa principal, uma unidade / filial ou um profissional em específico. Preencher com as informações do Código na Operadora ou CNPJ (em caso de pessoa jurídica), e selecionar quais unidades atende sob esse contrato. Se tratar de um contrato próprio de um profissional, insira-o como contratado. 



Observação: Não é possível o contrato possuir códigos diferentes para uma mesma unidade (identifica pelo CNPJ).



No campo planos do convênio serão cadastrados os planos aceitos. É possível definir observações que podem ser limitados por usuários, planos e com vigência clicando no + verde. Após inserir todas as informações, salve.



2. Valores por procedimento


Em "valores por procedimento" serão configurados os valores que o convênio para para cada procedimento. Esses valores deverão ser preenchidos de acordo com o contrato que a clínica tem com o convênio. 

Nesta opção é possível utilizar a busca rápida para encontrar o procedimento que deseja. Irão constar na lista de todos os procedimentos cadastrados em cadastros > procedimentos

Para configurar, é necessário clicar no botão de edição (verde). 


Abrirá o pop-up onde definirá os dados: tabela, código na tabela, descrição e técnica e valor.


Observação: Ao inserir o código na tabela e selecioná-lo, irá puxar a informação da descrição e tabela. E caso não saiba o código, pode-se inserir a descrição e selecionar qual deseja que puxará a informação do código e da tabela.




Se no cadastro do convênio já tiver sido configurado o modo de cálculo e o valor, essa informação constará como preenchida, entretanto será necessário indicar a quantidade

Se não estiver cadastrado, defina o modo de cálculo, o valor e se for o caso, a quantidade.

Existe a opção "não cobre" e caso seja selecionada, não será emitido guia, ou seja, não gerará valor a ser cobrado do convênio. Outra opção será "adicionar outras despesas", para gerar uma guia anexa de outras despesas. Para isso, deverá adicionar um item ou procedimento.

Salve as informações.

O botão recalcular serve para o sistema recalcular os valores caso tenha atualizado os valores das tabelas dos convênios.

Importante: Se a descrição não estiver correta conforme a tabela, a guia gerará glosa.


Importante: É necessário que a configuração "Considerar Tabela de Cálculos" esteja selecionada para o sistema realizar o cálculo automaticamente. O usuário admin deverá ativar em "Configurações > Outras Configurações > Outras Configurações".




3. Numeração das Guias

Neste campo poderá ser alterado a sequência das guias. Basta inserir qual será a próxima numeração da sequência das guias. Não existe numeração limite. Salve. 


Observação: A numeração das guias é sempre sequencial. A partir do número que preencher, o sistema vai alterando sequencialmente. Não é possível ter duas guias com o mesmo número para o mesmo convênio.




4. Regras 

Neste campo é configurado as regras do convênio cadastrado. Pode padronizar a quantidade de dígitos (mínimo/máximo). 

Nela pode-se alterar campos e consequentemente a guia ao ser gerada, por trata-se de regras do preenchimento das guias. 

Ou seja, se o campo estiver selecionado, a regra será aplicada. Também pode-se definir campos obrigatórios para preenchimento na guia. 

Padronizar o tipo de atendimento. Definir o tipo de impressão da guia SADT. 

E definir se as despesas anexas com mais de um procedimento serão apenas cobradas para o primeiro procedimento ou para todos. 





5. Webservices TISS

Webservices TISS é um autorizador online das guias emitidas pelo sistema. É um serviço adicional que é integrado com a ORIZON. Para utilizar, precisa ser contratado com o nosso time comercial. 




6. Inflator /Deflator

Neste campo configura-se se será aplicado um inflator ou um deflator em relação aos valores das tabelas Brasindice, SIMPRO, CBHPM ou AMB. Preencha quais procedimentos ou grupos de procedimentos terão o infaltor / deflato aplicaod de acordo com o contrato do convênio e clique no borão verde + para aplicar.



7. Escalonamento

No escalonamento é configurado a porcentagem a ser paga quando existem mais de um procedimento na mesma guia SADT. Verifique o que o contrato do convênio estabelece, preencha as informações e salve.

8. Imposto por operadora

Nesse item é possível cadastrar os impostos para quando o convênio faturar, na conta a receber, automatizar o valor do desconto do imposto do valor a ser recebido. Indique e preencha as informações e salve.

Importante: Surgindo alguma dúvida, não hesite em nos enviar um email para o [email protected]

Seu feedback é muito importante, avalie se esse artigo te ajudou clicando abaixo.