DRE ou Demonstração do Resultado do Exercício é uma ferramenta contábil utilizada para visualizar de forma mais ampla a saúde financeira do seu negócio. Com o DRE, é possível identificar com mais precisão se a empresa está gerando lucro ou prejuízo. Neste artigo será indicado o caminho para configurar o modelo de DRE no sistema.



Como configurar modelo de DRE:

O usuário deverá ir em Relatórios e no menu esquerdo descer a barra de rolagem até a opção de Financeiro > DRE.


Importante: Somente o usuário master/admin poderá configurar o modelo.


 A tela será redirecionada para a página abaixo, onde deverá ser selecionada a opção de "gerenciar modelos de DRE".

 Ao clicar nesta opção, abrirá uma nova aba. Clique em inserir para configurar um novo modelo.



Ao inserir, será necessário preencher o nome do modelo, ou seja, qual o nome que será utilizado para identificá-lo.

Existem duas opções: adicionar linha (a linha de informação que deseja) e adicionar totalizador (linha que calcula o resultado). Clique em adicionar linha e irá abrir uma linha de descrição - linha.

Na descrição será indicado o que se refere esta linha. No campo de ordem: ordene as linhas para organizar o DRE (preencher com números iniciando pelo 0). No campo de "condições" (qual condição se refere a linha) terão opções a serem adicionadas, como: despesas, receitas de serviços, receites não serviço, produtos comprados, produtos vendidos, tarifas e serviços cancelados. No campo de tipo de valor, indique se será por competência (dia em que foi lançada a conta) ou pagamento (dia em que foi paga a conta). Ao adicionar as linhas, elas constarão conforme imagem abaixo.



Na linha da condição inserida, terão campos que podem ser indicados, como: valor, desconto, acréscimo, tipo de forn/tomador, categoria e grupos. 

Tanto o campo de valor, desconto e acréscimo terão as mesmas opções a serem selecionadas: somar, não contabilizar ou subtrair. No campo de forn/tomador, defina a quem se encaixa esta linha, estando entre as opções: contas, fornecedor, paciente, funcionário, profissional, convênio, caixa, profissional externo e/ou contatos. Já no campo de categorias será possível selecionas as opções configuradas no Plano de Contas.


Importante: Se não aparecer opções no campo de categoria, verifique as configurações do Plano de Contas.


Para condição de receitas de serviço e serviços cancelados, é possível selecionar um ou mais dos grupos cadastrados no sistema em em grupos de procedimentos (Cadastros > Procedimentos > Grupos de procedimentos). Já para condição de produtos comprados e produtos vendidos, o grupo é a categoria colocada no produto dentro do Estoque, que pode ser configurada em Estoque > Listar > Categorias > Inserir.Já ao adicionar totalizador, é necessário preencher a descrição com o que se refere o seu totalizador.

No campo de cor, qual será a cor para identificação, possuindo como opção a verde ou a vermelha. Indique se será realizada o calculo de soma (+somar) ou de subtração (-subtrair). E em +adicionar selecione as linhas criadas anteriormente.


Importante: Se desejar um totalizador "total", será necessário adicionar cada linha com a operação desejada. Exemplo: procedimento (adicionar com operação somar) e repasse (adicionar com operação subtrair). Não é possível somar totalizadores, somente linhas.



Verifique o vídeo abaixo com o passo a passo:




Importante: Surgindo alguma dúvida, não hesite em nos enviar um email para o [email protected]

Seu feedback é muito importante, avalie se esse artigo te ajudou clicando abaixo.