Uma das perguntas que mais recebemos é como gerar um relatório dos pacientes que mais investiram na clínica ou consultório. Não temos esse relatório disponível diretamente pelo sistema, e sempre orientamos ao usuário a gerar pelo Excel.

Nesse modelo, preparamos um Excel para você, e explicamos em detalhes como fazer. =)

Índice

1. Preparando o relatório de Contas a Receber ou de Agendamento

2. Inserindo os dados na planilha de Excel.

3. Coletando o resultado




Preparando o relatório de Contas a Receber

O primeiro passo é preparar um modelo de relatório de Contas a Receber para essa finalidade no Feegow. Para isso, acesse Relatórios -> Versão Beta (botão vermelho) -> Financeiro -> Contas a Receber e gere um relatório de qualquer período.

Em seguida, clique em Preferências e selecione apenas as colunas Conta e Valor Pago. Desative todas as outras. Em seguida Salve.


Nesse momento será gerado um relatório apenas com essas duas informações: Conta e Valor Pago. Clique novamente no botão Preferências -> Modelo. Dê um nome para o seu modelo e clique em +Criar


O modelo criado aparecerá no canto superior direito, na lista de Modelos, e ficará disponível para facilitar na próxima vez que precisar.

Após criar o modelo, gere o relatório do período que desejar: semana, mês, trimestre, etc... e exporte para Excel.




Preparando o relatório de Agendamento

É possível utilizar o relatório de Agendamento como alternativa. Para isso, utilize as colunas Paciente e Valor para gerar o relatório. Porém, nesse caso, precisa verificar se todos os procedimentos realizados foram agendados, pois esse relatório considera aquilo que foi agendado. Se na sua operação tiver conta a receber de outras receitas como produtos e procedimentos que não são agendados, este relatório não vai indicar o paciente que investiu mais.

Siga o mesmo passo a passo do relatório anterior para gerar o modelo e exportar os resultados em excel.



Inserindo os dados na planilha de Excel.

Faça o download do modelo de planilha aqui no final do artigo e abra em seu computador.



No Excel exportado do relatório do Feegow, copie as duas colunas para a aba "Base de Dados" da planilha modelo.


Copie do Excel exportado do Feegow (acima) para a Planilha Modelo que baixou aqui (abaixo).



Coletando o resultado

Depois de colar os dados, abra a aba "Valor Investido". Selecione o menu "Análise de Tabela Dinâmica" e clique em "Atualizar", para gerar o relatório dos pacientes que mais investiram.


O resultado ja estará ordenado de maior para menor. Note que o relatório gera por "conta", ou seja, pode conter fornecedores na lista (convênios por exemplo). Nesse caso, remova os fornecedores e concentre-se nos pacientes. Aproveite!


Observação: É possível usar outros editores de planilhas, porém os recursos podem ser diferentes e não funcionar. A planilha modelo foi feita em Excel e utiliza tabela dinâmica para gerar o resultado agrupado e ordenado.




Importante: Surgindo alguma dúvida, não hesite em nos enviar um email para o [email protected]

Seu feedback é muito importante, avalie se esse artigo te ajudou clicando abaixo.