O caixa tem como principal finalidade o maior controle dos lançamentos, ou seja, todas as movimentações realizadas neste caixa ficaram registradas pelo usuário responsável pelo lançamento, além de ser uma função onde o responsável financeiro poderá visualizar mais detalhadamente a quantia que a clínica fatura diariamente. É imprescindível que para as movimentações constarem no caixinha, o mesmo esteja aberto.

Índice

1. Quem pode utilizar? 

2. Como utilizar?

3. Funções do Caixa

4. Fechar caixa




1. Quem pode utilizar? 

O Meu Caixa, poderá ser utilizado pelos usuários que possuírem a permissão de "Lançamentos mediante abertura de caixinha próprio". É ideal ser utilizado por funcionários que trabalham diretamente na recepção, atendendo o paciente e recebendo diretamente dele.




2. Como utilizar? 

Com a permissão habilitada,  o usuário poderá abrir o caixinha. É necessário clicar no ícone do Meu Caixa, no menu superior. 




Assim que selecionar o ícone, abrirá o pop-up onde constarão as seguintes informações:  

  • O usuário de abertura; 
  • A data de abertura; 
  • Campo de saldo inicial, normalmente preenchido com valores em dinheiro que o usuário recebe no início do dia, como por exemplo, para troco; 
  • Campo de conta do caixa - constará na listagem as contas correntes cadastradas como Caixa Físico vinculados a unidade. 
  • Abrir caixa, para realizar a abertura.



Ao clicar em abrir caixa, o sistema notificará indicando que foi aberto com sucesso. No ícone do Meu Caixa, constará um cifrão em verde ($): 






Observação: O valor que inserir no campo de saldo inicial constará como debitado da conta selecionada para abertura no campo Conta do caixa






3. Ações após abrir o caixa

Com o caixa aberto, é possível executar algumas funções, dentre elas: transferir, despesas, detalhes e fechar caixa.




Transferir


O Transferir é utilizado pelo usuário para realizar transferências do caixinha para outra conta ou caixa (obrigatoriamente precisa estar aberto).

As movimentações de transferências do caixinha, somente poderão ser realizadas pela forma em que o funcionário recebeu. Portanto, o usuário só poderá selecionar na opção 'forma', as formas no qual ele recebeu no caixa dele.





Após preencher as informações da transferência e salvar, a transferência dependerá de aprovação ou automaticamente será aprovada. Isso será de acordo com a configuração habilitada. Para que a movimentação dependa de aprovação, é necessário habilitar a configuração "Confirmar transferências entre caixas", em Configurações > Outras Configurações >  Outras Configurações, no menu esquerdo. 

Se habilitada a configuração, toda transferência para conta corrente e caixa, dependerá da aprovação de usuário confirmador, enquanto transferência entre caixinhas dependerá da aprovação do usuário que recebê-la.



+Despesa 

A opção de +Despesa é utilizada para lançamentos de contas a pagar. Pelo caixa estar aberto, o usuário somente poderá realizar a baixa de pagamento pela forma dinheiro

Ao selecionar a opção, o sistema redirecionará a tela para a inserção de Conta a Pagar. O usuário deve preencher o as informações da conta e qual item será adicionado (Produto ou Outra Despesa) e dar a baixa.  







Detalhes


Em detalhes poderá ser visualizado o extrato do caixa. Constarão todas as movimentações e no final da página constará um total de saídas e total de entradas de forma sintética.  





4. Fechar caixa

Indicamos que o fechamento de caixa seja realizado no fim do expediente do usuário, onde deverá ser indicado a quantia que possui em dinheiro. Para realizar esta ação, deverá ser selecionado o ícone de Meu Caixa. Abrirá o pop-up, e será necessário selecionar a opção Fechar Caixa:





Feito isso, o sistema irá redirecionar a tela, onde constará o detalhamento de fechamento de Caixa. Verifique se o valor da coluna 'Total fechamento de caixa' bate com a quantia em dinheiro indicada. Caso haja divergência, analise os lançamentos para identificar o motivo da diferença. Clique para fechar caixa, após preencher o valor em dinheiro. 






O sistema irá acatar o valor da coluna de Total fechamento de caixa, e este valor será transferido automaticamente, após fechamento, para a conta corrente do Caixa Físico.  Se fechar o caixa com a divergência, o usuário confirmador, caso possua um, será notificado para ciência onde será necessário dar o check ou X, para que a notificação deixe de aparecer. 

Após fechamento, o sistema notificará indicando que o caixa foi fechado com sucesso, e o cifrão verde ($) no ícone de Meu Caixa, deixará de aparecer.  


Observação: A tela de fechamento do caixa detalhado, caso não apareça, pode ser habilitada pelo usuário master em Configurações > Outra Configurações > Outras Configurações > Detalhar o fechamento do caixa.



<< Tópico Anterior: Como confirmar agendamentos manualmente

Próximo tópico: Como realizar o Check-in do paciente  >>



Importante: Surgindo alguma dúvida, não hesite em nos enviar um email para o [email protected]

Seu feedback é muito importante, avalie se esse artigo te ajudou clicando abaixo.