Agora que os produtos ja foram cadastrados e ja sabemos como localiza-los, vamos iniciar nossas movimentações dos produtos do estoque. Existem dois fluxos diferentes para dar entrada no estoque, e cada clínica deverá entender qual é o melhor fluxo para a sua realidade. 

O primeiro é dando entrada a partir de uma conta a pagar que ja foi registrada no Feegow (Criar a conta > depois dar entrada no produto). O segundo é dar a entrada no produto, e a partir da movimentação gerar a conta a pagar (dar entrada > depois gerar a conta)

Índice

1. Pela "conta a pagar" de produtos

2. Pelo "Cadastro do produto"




1. Pela "conta a pagar" de produto

A entrada do estoque pela conta a pagar geralmente é feita quando o proprio usuário que gera a conta a pagar ja confere a mercadoria comprada / recebida e fará a entrada no estoque a partir da conta / fatura. Essa forma permite que tenha em apenas uma conta, várias movimentações de produtos diferentes.

Como criar a conta a pagar

Para isso, gere a conta a pagar em Financeiro > Contas a Pagar > Inserir, selecione para quem será realizado o pagamento (fornecedor, por exemplo) e adicione os itens comprados em Adicionar item > Produto.




Na linha inserida, selecione a quantidade, a apresentação (conjunto ou unidade), pesquise pelo nome do produto, selecione o Plano de Conta dessa despesa, e o valor unitário (caso não esteja cadastrado).


Se o produto pesquisado não estiver cadastrado, poderá ser cadastrado clicando em Inserir. Ao inserir o produto por aqui, irá criar somente o nome do produto. Portanto, não esqueça de completar o cadastro do produto em algum outro momento.


Após preencher a conta com os produtos, salve. A conta não precisa estar quitada para dar entrada no estoque.

Entrada dos produtos

Após salvar a conta, o botão roxo ficará disponível para registrar a entrada dos produtos.


Na janela que abrir, verifique se o produto está correto. Se sim, clique no botão roxo de movimentação para ver a situação atual do estoque desse produto e em seguida clique em Entrada.


Na janela que abrir, preencha as informações do produto. Se atente a quantidade, para não inserir a quantidade errada. 

Não preencha a caixinha "Lançar no contas a pagar", pois ja existe a conta a pagar que originou essa movimentação. Em seguida, clique em salvar. Repita esses passos para todos os produtos recebidos.


Observação: É importante destacar que toda movimentação de estoque do Feegow é manual, pois requer conferência. Por exemplo, pode acontecer da clínica ter comprado 50 unidades de um produto mas o forncedor entregou 40. Se fosse automático, o sistema daria entrada nos 50 itens. A inserção manual serve justamente para que o responsável por conferir o que foi entregue registre apenas as 40 unidades entregues.





2. Pelo "Cadastro do produto"

Nas situações onde quem está registrando a entrada do produto não tem acesso ao financeiro nem a conta a pagar do produto, é possível registrar a entrada diretamente pelo cadastro do produto e gerar a conta a pagar a partir da entrada. Dessa forma, será criada uma conta a pagar  separada para cada movimentação.

Para isso, acesse o cadastro do produto usando a busca rápida ou o Estoque > Listar. Dentro do cadastro do produto, role a tela para baixo e clique em "Entrada" para inserir a quantidade recebida.


Preencha as informações sobre essa movimentação de entrada do estoque. Se precisar gerar a conta a pagar, marque a caixinha "Lançar no contas a pagar". Em seguida clique em salvar

Preencha as informações sobre essa movimentação de entrada do estoque. Se precisar gerar a conta a pagar, marque a caixinha "Lançar no contas a pagar". Em seguida clique em salvar.


<< Tópico Anterior: Como localizar os produtos cadastrados

Próximo tópico: Como mudar a localização (mover) e individualizar os produtos >>




Importante: Surgindo alguma dúvida, não hesite em nos enviar um email para o [email protected]

Seu feedback é muito importante, avalie se esse artigo te ajudou clicando abaixo.