O adicional de Importação CSV é indispensável para quem precisa automatizar o processo de baixa de pagamentos feitos através de cartões de Crédito ou Débito de forma rápida, segura e simples. Dentro do Feegow, é possível editar ou incluir novos modelos de CSV para uso com as principais adquirentes do mercado. 

A "Importação CSV" é um recurso adicional do sistema, sendo necessário realizar a contratação para fazer o uso dessa ferramenta. 

Índice

1. O que é o Arquivo CSV? 

2. Como editar um modelo de CSV dentro do Feegow? 




O que é um Arquivo CSV?

Dentro do portal de sua adquirente, é possível fazer a geração de um arquivo com as informações das transações realizadas através do cartão de crédito ou débito. Através desse arquivo o Feegow poderá ler as informações e "comparar" os lançamentos presentes dentro do sistema com aqueles dentro do arquivo CSV gerado pelo portal, permitindo realizar a baixa dos pagamentos. 



Como editar um modelo de CSV dentro do Feegow?

Cada modelo de CSV possui a sua própria estrutura, de acordo com a adquirente. Um arquivo CSV geralmente é estruturado em planilha com colunas que apresentam as informações dos pagamentos dispostas em linhas para cada um dos lançamentos.

Observação: Cada adquirente possui o seu próprio modelo de arquivo. Assim sendo, a ordem e nomenclatura das colunas varia de acordo com a adquirente (Stone, Rede, Cielo, SafraPay e demais). 


 

Para editar um modelo de CSV dentro do Feegow, é necessário ir em "Financeiro > Cartões > Importação CSV".

Visualização da tela de Importação CSV dentro do Feegow

Na tela principal do adicional é onde serão listados os lançamentos presentes no arquivo após o seu upload.

Para editar os modelos disponíveis de layout, clique em "Editar Layouts" para ir até a listagem completa de modelos de Layout do sistema. Dentro dessa página será possível editar os modelos já existentes ou então criar novos modelos de layout clicando no botão "Inserir".

 

Para criar um modelo de layout, é importante que você tenha em mãos o arquivo CSV padrão da adquirente desejada, pois será necessário que você insira corretamente as colunas que trazem as informações necessárias para fazer o comparativo dentro do Feegow. 

  • No campo "Nome do Layout", você poderá colocar um título no modelo criado
  • No campo "Número da linha inicial", é onde será determinado o início da leitura do arquivo. Você deverá inserir a linha onde começam os dados das transações. Não é necessário levar em consideração a linha com os TÍTULO das colunas. 
  • Nos campos de conciliação, deverão ser indicadas as colunas com as informações que serão lidas pelo Feegow para realizar a conciliação das transações. 


  • As informações que devem ser inseridas dentro desses campos podem ser consultadas diretamente do arquivo de CSV da adquirente, conforme demonstrado no exemplo abaixo:

Observação: A extração do arquivo CSV é de responsabilidade do cliente e deve ser solicitado diretamente para a adquirente.



  • Ao terminar o preenchimento das colunas, basta apenas salvar o modelo para que ele fique disponível na listagem de Layout para leitura do arquivo CSV desejado. 


Importante: Surgindo alguma dúvida, não hesite em nos enviar um email para o [email protected]

Seu feedback é muito importante, avalie se esse artigo te ajudou clicando abaixo.