O sistema disponibiliza uma ferramenta muito útil para que seja feito o lançamento de uma conta a receber, para atendimentos no particular, ou uma guia, para convênios, puxando automaticamente as informações do agendamento. Isso serve para evitar possíveis enganos e automatizar o processo de faturamento.

Esse recurso é usado quando for necessário gerar uma conta ou guia a partir do agendamento, antes ou depois da data agendada (no dia o do agendamento, sugerimos que a recepção da clínica utilize o checkin, como ja mencionado no artigo "15. Como realizar o Check-in do Paciente?" do treinamento para recepcionistas).

Índice

1. Como localizar a Conta do Paciente

2. Como lançar uma conta a receber a partir do agendamento?

3. Como lançar uma guia de convênio a partir do agendamento? 

4. Como consultar as contas geradas?

5. Como consultar as guias geradas? 




1. Como localizar a Conta do Paciente

Tanto para lançar uma conta a receber no particular quanto uma guia de convênio a partir do agendamento, primeiramente, será necessário localizar a conta do paciente, que fica dentro do seu prontuário. Existem três formas para localizá-la, ou seja, através do próprio agendamento, da busca rápida ou mesmo através da listagem dos pacientes.

Para localizar através do agendamento, deve clicar em agenda > selecionar uma dentre as agendas disponíveis > procurar pelo nome do paciente e clicar nele, como segue abaixo: 


Após isso, basta clicar em "conta", como segue abaixo: 

Para localizar através da busca rápida, é preciso digitar o nome do paciente através do campo em destaque abaixo. Após preenchê-lo e clicar em Enter no seu teclado, será redirecionado para a tela com uma listagem dos pacientes cadastrados mediante texto pesquisado.



Após entrar no prontuário do paciente, basta clicar em "conta", no menu lateral

Para localizar através da listagem de pacientes, é preciso clicar em pacientes (no menu principal) > listar > selecionar o paciente clicando em seu nome > clicar no campo "conta", mencionado acima, como segue abaixo: 

Através desses caminhos, será possível localizar o paciente e sua respectiva conta para dar sequência ao lançamento.


2. Como lançar uma conta a receber a partir do agendamento?

Após localizar a conta, acesse Não faturados > gerar a partir do agendamento > marcar o procedimento/agendamento > selecionar a opção de particular > salvar. Segue abaixo um exemplo da operação com todo o passo a passo:





Assim, você será redirecionado para a tela da conta a receber, onde o sistema já puxará automaticamente as informações do agendamento, bastando clicar em "salvar". 

Dessa forma, a conta a receber terá sido lançada a partir do agendamento realizado.


Observação: É de fundamental importância que não sejam feitas alterações das informações definidoras daquele atendimento, como os procedimentos realizados, valores ou o profissional executante. Se houver alteração nesse sentido, o sistema não vai compreender que aquela conta é para aquele agendamento e aparecerá a informação nos relatórios indicando que o atendimento não foi faturado.




3. Como lançar uma guia de convênio a partir do agendamento?

Da mesma forma como apresentado no caso das contas, para lançar as guias deve ser seguido o passo a passo de entrar no agendamento > conta > não faturados > gerar a partir do agendamento > marcar a caixa do procedimento/agendamento. Contudo, como neste caso envolve o convênio, deve ser selecionada uma dentre as seguintes opções: guia de consulta ou SP/SADT. Segue abaixo o exemplo: 

Após marcar o atendimento e selecionar uma dentre as opções indicadas acima, deve ser feito o devido preenchimento da guia e, após fazê-lo, deve clicar em "salvar", na parte inferior da tela, como segue abaixo: 

Dessa forma, terá feito o lançamento da guia a partir do agendamento realizado. 


Observação: É de fundamental importância que não sejam feitas alterações das informações definidoras daquele atendimento, como os procedimentos realizados, valores ou o profissional executante. Se houver alteração nesse sentido, o sistema não vai compreender que aquela guia é para aquele agendamento e aparecerá a informação nos relatórios indicando que o atendimento não foi faturado.




4. Como consultar as contas geradas?

Para que seja possível visualizar as guias geradas, há três caminhos: prontuário do paciente, através da aba do financeiro ou através dos relatórios.

No primeiro caminho é preciso ir no cadastro do paciente > conta > faturados, como segue abaixo:

O segundo caminho é através da aba do financeiro > contas a receber > listar, como segue, após preencher os filtros de pesquisa:

O terceiro caminho, por sua vez, é através dos relatórios do sistema. Para isso, é preciso ir em relatórios > acessar nova central de relatórios > financeiro > contas a receber. Abaixo o passo a passo: 




Dessas formas será possível visualizar as contas lançadas no sistema.


Observação: No relatório há diversos filtros e preferências para otimizar a visualização das informações, algo que pode ser mais interessante para gestão da clínica.





5. Como consultar as guias geradas?

Para que seja possível visualizar as guias geradas, há três caminhos: prontuário do paciente, através da aba de faturamento ou através dos relatórios.

O primeiro caminho é também através do prontuário > conta > faturados, como segue abaixo:

O segundo caminho é indo em faturamento > buscar guias. Após filtrar a pesquisa, é possível localizar as guias. Abaixo um exemplo: 

O terceiro caminho, por sua vez, é através do relatório de guias tiss. Para isso, é preciso ir em relatórios > acessar central de relatórios > faturamento > guias tiss. Após realização dos filtros de pesquisa, é possível localizar a guia. A seguir um exemplo: 

Dessas formas, portanto, será possível visualizar as guias lançadas no sistema.


Observação: No relatório há diversos filtros e preferências para otimizar a visualização das informações, algo que pode ser mais interessante para gestão da clínica.

Importante: Surgindo alguma dúvida, não hesite em nos enviar um e-mail para o [email protected]

Seu feedback é muito importante, avalie se esse artigo te ajudou clicando abaixo.