O Faturamento v2 é resultado de uma revolucionária reformulação que abrange todo a funcionalidade de faturamento do sistema. Esta atualização concentra-se em otimizar e aprimorar o processo de faturamento. 

Índice

1. Cadastro Principal

2. Convênio Simplificado

3. Valores por procedimento 

4. Valores por Despesas Anexas 

5. Numeração das Guias 

6. Regras 

7. Inflator/Deflator 

8. Escalonamento 

9. Planos 

10. Credenciamento 

11. Imposto por Operadora 




1. Cadastro Principal 

Para acessar o Cadastro de Convênios é necessário ir em Cadastros > Convênio. No menu +Inserir, você pode adicionar um novo convênio. Para editar ou visualizar um convênio já cadastrado, clique no botão de edição (azul). Para excluir, utilize o botão de exclusão (vermelho, em forma de "X"). O botão Extrato (verde) permite visualizar toda a movimentação financeira associada ao convênio. 


Após clicar em Inserir, será necessário realizar o preenchimento dos dados do convênio.  É imprescindível o preenchimento do: Nome; Razão Social; CNPJ; Reg. ANS; Retorno Consulta; Versão TISS; Tabelas; Contratos do Convênio e Credenciamento.



2. Convênio Simplificado

O convênio simplificado é um processo de cadastro que facilita a criação de parcerias colaborativas, eliminando a complexidade e a burocracia comuns em convênios formais. Esse procedimento é direcionado para acordos que não exigem todas as formalidades legais ou administrativas de um convênio padrão. 

Ao acessar o cadastro do convênio, ao final da página encontra-se a opção "Alterar para Convênio Simplificado". 

Após habilitado, as informações de Registro ANS; Valores por Despesas Anexas; Regras; Inflator e Deflator; Escalonamento; Planos e Impostos deixam de ser obrigatórias.


Observação: Por não ser um convênio burocrático, os dados de Tabela, Contratos e Locais externos não existem.




3. Valores por Procedimento

Nessa tela serão cadastrados todos os valores dos procedimento por Convênio. Essa opção fica disponível no menu esquerdo do Cadastro do Convênio.

Nessa tela, você poderá realizar filtros para otimizar o processo de atualização dos valores, além de conseguir atualizar em massa os procedimentos. Para isso, o sistema disponibiliza filtros, sendo eles: Grupo de Procedimento, Credenciamento, Grupos TUSS e/ou por Procedimento.


Importante: Caso você clique em "buscar" sem escolher nada no filtro, nenhuma informação será exibida. 



Com o filtro feito, você poderá marcar de forma individual os procedimentos que deseja alterar ou usar a opção "selecionar tudo" para alteração em massa. 

O Menu de Alteração em Massa é dividido em Dados Gerais e Dados de Planos

Em Dados Gerais, como o nome sugere, contempla as informações gerais do procedimento. A precificação é determinada pela combinação de informações nos campos: Modulo de Cálculo, Tabelas, Tabela de Cálculo e Tabela de Porte. 

Existem dois Modulos de Cálculo: 

R$ - Tabela Própria: Precificação Manual ( O preço precisará ser preenchido no campo 'Valor')

Tabela de Cálculo: Precificação Automatizada utilizando as tabelas base do sistema

Tabelas: Preencher a tabela de acordo com a opção de Modulo de Cálculo.

Tabela de Cálculo: Essa informação é definida pelo convênio.

Tabela de Porte: Essa informação é definida pela convênio, É o valor de cotação de procedimento de acordo com código do procedimento + tabela definida pelo convênio.

Em Dados de Plano, é possível definir quais planos sofrerão alteração, definir valor de CH por plano, Quantidade de Filme e Tabela de Porte por procedimento. esse convênio. Após preenchimento da informações, é necessário clicar em Alterar em Massa > Salvar.

Observação: A precificação começa preenchendo as tabelas em Dados Gerais. Em seguida, acesse Dados por Planos para selecionar os planos desejados e a tabela de porte.




No botão de Editar (botão verde) abre o pop up com os dados adicionais do procedimento como, Tabela,  CódigoTUSS, Descrição, Contratados, Rol de  Cobertura, Despesas Anexas e Executante Padrão.

No botão de Excluir (botão vermelho) é excluído os dados de precificação. É resetado o procedimento no convênio. 




4. Valores por Despesas Anexas

Nessa tela será precificado os itens (produtos) que serão utilizados como Despesas Anexas aos procedimentos nas guias. 

Observação: Nessa tela irá aparecer todos os itens que foram cadastrados em Estoque > Inserir. 



É indispensável preencher todos os dados dos itens nesta tela. Caso os dados não estejam completos, o item não aparecerá para inclusão de despesas anexas em valores por procedimento, nem dentro da guia. Assim, o item só será exibido se todas as informações necessárias estiverem devidamente preenchidas.




5. Numeração das Guias

Nesta tela, você pode configurar a numeração da guia, se necessário. Caso a numeração não possa iniciar pelo Feegow (a partir da guia nº 1), insira o último número da guia em lançamento, junto com o convênio, para ajustar a sequência. 

Nesta aba, também é possível visualizar as últimas guias lançadas com suas respectivas numerações. 


Observação: Lembre-se que o número é sequencial. Portanto, se o número for alterado dentro de uma guia, o sistema seguirá a nova sequência para os outros lançamentos.





6. Regras

Nesta tela são definidas as Regras de preenchimento da guia para o convênio.




7. Inflator / Deflator

Nesta tela é possível definir o aumento (inflação) ou a diminuição (deflação) da remuneração de acordo com as regras contratuais do seu convênio. 

A Inflação/Deflação pode ser aplicada em um Grupo de Procedimento, em único Procedimento, em alguns Procedimentos (seleção manual de forma "livre"), por Via de Acesso ou por Plano. Para inserir basta clicar em +Inserir e se desejar excluir a regra é necessário clicar no botão de Exclusão (botão vermelho). Após as ações, clique em Salvar no topo da tela a direita.

Os demais campos a serem configurados só irão aparecer mediante preenchimento do campo 'Cálculos'




8. Escalonamento

Esta tela refere-se ao processo de determinar a ordem em que os procedimentos médicos devem ser realizados, cobrados e documentados. A ordem do escalonamento ocorre pelo maior valor e pela lateralidade. 


Em +Adicionar, insira as regras de escalonamento.

- O escalonamento pode ser por Grupo Tuss (não é possível criar o grupo no Feegow - é uma base definida pela própria TUSS), por Procedimento ou só por Credenciamento.

- Reiniciar Procedimento: Opção para escalonamento por lateralidade, ou seja, ele reinicia o escalonamento (para 100%) a cada novo procedimento. 

Por Exemplo: Ressonância Magnética da Perna Direita (100%) + Ressonância Magnética na Perna Esquerda (70%) - Escalona por ser o mesmo código de procedimento. Raio X de Perna Direita (100%) + Raio X da Perna Esquerda (70%) - Reinicia o escalonamento por ser um novo procedimento + escalona pela repetição de procedimento.


Após preencher as informações clique em Salvar dentro do pop up. Para editar uma regra de Escalonamento basta clicar em Editar (botão verde) e para Excluir clique em Excluir (botão vermelho). 




9. Planos

Tela destinada à inserção dos planos para cada convênio. Em +Adicionar, insira os planos. Para editar, clique em Editar (botão verde), e para excluir, clique na Lixeira (botão vermelho).




10. Credenciamento

Nesta tela são cadastrados os Credenciamentos (Nomes dos Contratos) junto a Operadora. Por Exemplo: Credenciamento da Unidade 1, da Unidade 2 e da Profissional Julia. (pois a mesma atende o convênio em um regimento diferente de contrato da clinica).

Após inserção do nome nesta aba é imprescindível o preenchimento deste campo em Cadastro Principal do Convênio, Valores por Procedimento, Infaltor/Deflator e Escalonamento, os dois últimos caso haja. 




11. Imposto por Operadora

Está tela permite configurar os impostos específicos para cada operadora dentro do cadastro do convênio. Para inserir, clique em "+Criar Imposto". 


Na opção , preencha:

- Imposto - Qual imposto incide neste convênio;

- Contratos - Em qual contrato esse imposto incide - vale lembrar que um convênio pode ter mais de um contrato para mesma clínica;

- Plano de Contas - Definir se é Despesa ou Receita e qual o Plano. (Se for despesa é campo obrigatório);

- Centro de Custo - Definir qual o Centro de Custo;

- Valor - Porcentagem;

- De - A partir de qual valor incide a %. 

- Até - Valor máximo (caso não haja pode deixar em branco).

Após preenchimento clique em "Salvar". Com os campos preenchidos, ao gerar uma conta a receber do convênio as mesma irá listar os impostos de forma automática. 




Importante: Surgindo alguma dúvida, não hesite em nos enviar um email para o [email protected]

Seu feedback é muito importante, avalie se esse artigo te ajudou clicando abaixo.