Um controle de prótese dentária é um sistema ou método utilizados em consultórios odontológicos para gerenciar e acompanhar o processo de fabricação, ajuste e entrega de próteses aos pacientes. Esse controle envolve o registro detalhado de todas as etapas do procedimento desde a moldagem inicial até a finalização da prótese, incluindo informação de status de pagamento. Além disso, o controle de prótese dentária abrange a organização de agenda de forma eficaz com a integração entre features, garantindo um fluxo de trabalho eficiente e satisfatório. O objetivo do controle de prótese é facilitar a gestão e o fluxo das próteses realizadas no consultório.
Índice
1 - Habilitar o controle de Prótese
3 - Configuração do controle de Prótese
4 - Comportamento da operação
5 - Modelo Kanban e Modelo Tabela
O acesso ao Controle de Prótese é realizado em Agenda > Controle de Prótese.

1 - Habilitar o controle de Prótese:
Para a opção de Controle de Prótese aparecer:
É indispensável que o Admin habilite a configuração em Configurações > Outras Configurações > Outras Configurações > Odontograma > Habilitar Controle de Prótese.

2 - Permissões:
Primeiro passo para utilização do Controle de Prótese é ativar as permissões no(s) cadastro(s) desejado(s).
Observação: Está ação é exclusiva do Admin (Master).- Será necessário ir em Cadastros > Funcionários ou Profissionais > Acessar o usuário desejado > Permissões > Odontograma > Configurar Etapas de Prótese e/ou Controle de Prótese.
- Nesta tela, o Admin define de forma independente e modular como deseja que cada usuário tenha acesso ao processo.
- As opções ficam acerca das funcionalidades e das ações (Visualizar, Inserir, Alterar e Excluir)
- Configurar Etapas de Prótese - opção de "Configuração" (⚙) na tela de Controle de Prótese e suas funções.
- Controle de Prótese: Tela de Controle de Prótese (Visualizar) além de adicionar paciente no Controle (Inserir) e mover os cards entre as etapas (Alterar)
3. Após definir as permissões, clique em "Salvar".
3 - Configuração do Controle de Prótese
- Ao acessar a tela de Controle de Prótese encontrará a mesma sem informações, conforme imagem, pois, é necessário configurar as etapas de acordo com o fluxo da clínica.

- Acesse a tela de "Configuração" (⚙);

- Em "Configurar Procedimentos" existem duas colunas: "Procedimentos" e "Procedimentos Ativos". Nesta etapa será necessário definir o(s) procedimento(s) que farão parte do Controle de Prótese.
- ATENÇÃO: Para que o(s) procedimento(s) liste/listem na aba "Procedimentos" é necessário que o mesmo tenha/tenham sido configurado(s) previamente como Procedimento Odontológico
- É possível buscar pelos procedimentos a fim de facilitar a busca em caso de vários procedimentos cadastrados.
- Na aba de "Procedimentos", clique em "+" no procedimento para movê-lo para aba de "Procedimentos Ativos".
Pronto, este procedimento fará parte do Controle de Prótese.

- Caso deseje remover algum procedimento basta, na aba de "Procedimentos Ativos", clicar no botão de "Excluir (Lixeira)" para movê-lo para aba de "Procedimentos". Pronto, este procedimento foi removido do Controle de Prótese.


ATENÇÃO: Só é possível deletar do Controle de Prótese procedimento que não esteja com card em nenhuma etapa.

DICA: Se a tela se apresentar conforme a imagem a seguir, confira se há procedimentos cadastrados como Procedimento Odontológico.
Configuração de extrema importância, pois, o paciente só irá aparecer para ser adicionado no Controle de Prótese uma vez que este procedimento esteja ativo para tal.
Ainda na tela de Configuração, após realizada a etapa de configuração dos procedimentos, será necessário criar as etapas do processo do controle da prótese. Para adicionar as etapas vá à aba "Configurar Etapas" e clique em "+Adicionar"
Cliente cria de acordo com a necessidade da clínica
Utilizarei como base etapas pessoais com intuito de exemplificar um possível fluxo - podem ser diferentes para outras licenças
Pré-envio: Etapa inicial que envolve criação do molde para envio ao laboratório;
Molde Pronto: Etapa para sinalizar que o molde já está pronto para envio;
Envio: Etapa o molde indica que está em status de envio para o Lab;
Em Laboratório: Etapa que indica que a prótese está em confecção no Laboratório;
Retorno à Clínica: Etapa que indica recebimento da prótese e está em conferência de qualidade do recebimento;
Agendar Paciente: Molde dentro dos padrões de confecção necessários e pronto para agendar paciente para instalação;
Finalizado: Instalado
Ao clicar em "+Adicionar", preencha os campos
Nome da Etapa
Porcentagem - Quantos % do valor total é cobrado nesta etapa? Para mover o card entre as etapas, a conta a receber terá que ter o valor mínimo quitado
Permite Agendamento - Definir se a etapa em questão já permite agendar o paciente
Com as etapas criadas é possível gerenciar suas configurações como:
Ativar "Permitir Agendar" - ativar possibilidade de agendamento sem precisar abrir o pop up de edição:
Quando o check box "Permitir Agendamento" está desmarcado, do lado de fora a opção irá se apresentar como "Permitir Agendar". Quando o checkbox está marcado, do lado de for, a opção irá se apresentar como "Não permitir agendar".
Desativar a etapa - Não quer mais a etapa no controle de prótese;
Atenção: Não é possível desativar etapa que contenha card. Para desativá-la é necessário estar vazia.
Não é possível excluir uma etapa 
Editar - Editar as informações da etapa como Nome, Porcentagem e/ou possibilidade de agendamento;
Atenção: Não é possível editar etapa que contenha card. Para editá-la é necessário que a mesma esteja vazia.

Mover as etapas - movimentar as etapas para a ordem que desejar;
4 - Comportamento da Operação
Com as etapas já definidas, é necessário adicionar um paciente. Clique em "+Adicionar". Para o paciente aparecer é fundamental 2 etapas
- Procedimento ativo para Controle de Prótese
- Conta a Receber criada - não pode estar executada
- Ao clicar em +Adicionar, irá listar por procedimento. Ou seja, se a invoice possui 2 procedimentos, e estes habilitados para o controle de prótese, vão listar 2x
Segue exemplo:



No modal de "Adicionar novo item" escolha qual procedimento irá para o processo do Controle de Prótese. O paciente será adicionado na primeira etapa. 
Ao adicionar o procedimento é possível verificar
A porcentagem de pagamento (em fundo azul)
Porcentagem de pagamento cobrada por etapa
Para mover o card entre as etapas, é obrigatório que a porcentagem do pagamento da etapa em questão esteja quitada. Quando tenta mover o card e a conta a receber não está com a porcentagem equivalente quitada, o card retorna para a etapa anterior
Exemplo: Mover de Pré-envio para Molde Pronto (esta etapa exige 25% da conta a receber quitada). Ao mover o card com a conta ainda em aberto, o sistema sinaliza o impedimento

- Acessar a conta:
- Indicar se a Prótese está atrasada ou Retornou ao Laboratório;
- Alterar o Profissional Executante;
- Definir o Laboratório parceiro (Laboratório deve ser cadastrado em Fornecedor);
- Preencher Data de Envio de Molde, de Recebimento de Prótese e Data do Recebimento;
- Definir as formas de Envio do Molde e Recebimento Prótese;
- Preencher o nome da pessoa que Recebeu o Molde (por exemplo, o nome do encarregado, do motoboy) e de quem Recebeu a Prótese (por exemplo, recepcionista)
Na aba Movimentações é possível:- Acessar o log de movimentações dos cards;
Na aba Documentos é possível: - Inserir um Formulário para Documentar o processo (Para este caso é indispensável que exista formulário com o tipo Ordem de Serviço já criado).
- Como inserir? Escolher o Formulário > clica em "Adicionar" > vai abrir o modal de formulário para ser preenchido > feito o preenchimento basta salvar.
- Como gerenciar a Ordem inserida? No modal de Controle de Prótese > aba de Documentos > pode acessar o formulário no "Abrir Formulário" e realizar as edições necessárias (atenção as permissões e configurações de Formulários) e alterar o status entre Inserida, Preenchida e Enviada.
- Onde acessar? Além do acesso pelo card no Controle de Prótese, é possível visualizar na Linha do Tempo do Paciente.
Ao mover o card do paciente, que esteja dentro dos parâmetros, para uma etapa - Abre o modal de edição.
- Aparece o aviso de "Sucesso"


- Durante as movimentações e controle das etapas, é possível indicar que está "Atrasado" e/ou "Retornou ao Laboratório". As opções são para assinalar e auxiliar na identificação de atrasos no processo e quando a clinica precisou retornar a prótese para confecção (indicando que houve adversidade no processo".
- Atrasado: relógio vermelho
- Retornou ao Laboratório: seta amarela

- Quando o card está na etapa que permite agendamento aparece o botão "Agendar". Clique nele e para ser redirecionado à Agenda Diária do profissional executante para escolher dia e hora para o agendamento.

- Ao abrir a tela do agendamento, os dados já vem autopreenchidos.
- Basta conferir os dados e salvar o agendamento

- Pronto, finalizado o processo de Controle de Prótese
- Para o caso desse thorn, basta mover o card para a etapa de "Finalizado" para controle e gestão dos processos
5 - Modelo Kanban e Modelo Tabela
Modelo Kanban
Modelo de operação e controle
Funciona com as movimentações dos cards (serviços) pelas etapas para gerenciar melhor o processo.

Modelo Tabela
Modelo visual - é possível ter acesso ao modal de edição, mas para movimentação em etapas somente pelo Kanban

Importante: Surgindo alguma dúvida, envie um e-mail para suportefeegow@docplanner.com Seu feedback é muito importante. Avalie se este artigo te ajudou clicando abaixo.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo
