A opção de cancelamento de uma conta tem como objetivo a devolução do valor quando o paciente já realizou o pagamento do procedimento, porém desistiu de realizar por algum motivo ou a opção de deixar o pagamento do paciente como crédito para utilização em outros procedimentos desejados. 

Índice

1. Cancelamento de Conta x Cancelamento de Pagamento

2. Como efetuar o cancelamento da conta?




1. Cancelamento de Conta x Cancelamento do pagamento 

O botão de cancelamento dentro da conta de um paciente tem como seu objetivo efetuar a devolução de um valor já pago pelo paciente, deixando de crédito para futuras realizações ou devolver o pagamento para o paciente. Em casos onde for necessário a exclusão de um pagamento recebido para edição ou correção de conta, não deve ser utilizado esse botão de cancelamento e sim seguir o passo a passo conforme o artigo de como excluir uma conta.



2. Como efetuar o cancelamento da conta? 

Primeiro deve ser localizada a conta que se deseja efetuar o cancelamento através do caminho Financeiro > Contas a receber > Editar a conta do paciente. Sempre deve ser verificado se a conta está paga, sem algum tipo de pagamento, não é possível efetuar o cancelamento:



Ao selecionar a opção de cancelamento, abrirá um pop-up onde será definido como será feito esse cancelamento (devolução) do item, se será como devolução do valor ou será deixado como crédito para pagamento de futuras realizações do paciente. Além desse campo também serão apresentados outros campos obrigatórios para seleção como motivo da devolução, observação e item da conta que terá seu valor devolvido (em casos que a conta possuir mais de um item): 

Ao selecionar a opção de devolver, será habilitada uma nova coluna para selecionar de qual conta irá sair aquele valor de devolução. 

Observação: Se o usuário estiver com caixinha aberto, a única forma de devolução será pelo caixa (em dinheiro).  


Caso seja selecionada a opção de deixar como crédito, o valor devolvido ficará como saldo positivo na conta do paciente. Após definidas todas as opções do estorno, basta clicar em gerar devolução:  

Após cancelada, a conta do paciente fica apresentada conforme a imagem abaixo, com a informação de cancelamento ao lado do item que teve seu valor devolvido: 

Diferente de quando é excluído um pagamento, após a operação de cancelamento no campo de conta (movimentação financeira) do paciente o valor, mesmo cancelado, continuará com o status de pago, devido a entrada da quantia inicialmente: 

Dentro da conta cancelada também será possível, ao clicar no botão de cancelamento, verificar o extrato da devolução com todas as informações inseridas anteriormente no ato do cancelamento, assim como o usuário, a data e a hora em que foi efetuado: 

Observação: O valor da entrada (inicialmente pago) não é excluído do caixinha/conta corrente, entretanto, dependendo do tipo de operação escolhida (devolver) haverá a saída do valor. 



IMPORTANTE! Uma vez cancelada a conta, não será possível editar nada na conta, nem reverter a ação.

<< Tópico Anterior: Como excluir uma conta a receber do paciente.

Próximo tópico: Como agendar pacotes e / ou procedimentos contratados >>




Importante: Surgindo alguma dúvida, não hesite em nos enviar um e-mail para o [email protected]

Seu feedback é muito importante, avalie se esse artigo te ajudou clicando abaixo.