Para os pediatras, o Feegow dispõe de Curvas de Crescimento padrão OMS para o acompanhamento do desenvolvimento infantil. A Curva de Crescimento (Evolução) é, portanto, uma ferramenta técnica destinada a avaliar e acompanhar o crescimento de todas as crianças e adolescentes de 0 a 19 anos. 

Dados como altura, peso, IMC e perímetro cefálico (no eixo vertical) e idade (em anos e meses) (eixo horizontal) podem ser analisados. Em comparação com a faixa principal que representa o normal, suas linhas serão divididas em subfaixas (limites superior e inferior) de classificação. Segundo a OMS, essas curvas são baseadas em Z scores.


Curva de Evolução (Crescimento)

Para um profissional conseguir visualizar e utilizar as curvas de evolução, é necessário que ele insira no prontuário do paciente e em seguida deverá selecionar a opção anamnese e evolução.

Observação: Somente irá aparecer a opção de Curvas de Evolução, se os campos data de nascimento e sexo estiverem preenchidos. No entanto, as curvas de evolução do Feegow seguem o padrão estabelecido pela OMS - Organização Mundial da Saúde, com gráfico para pacientes de até 19 anos de idade.



Ao selecionar a opção curva de evolução, aparecerá um gráfico. Pode ser selecionado com base na métrica onde o gráfico será executado(crescimento, peso, perímetro cefálico ou IMC) e no período disponível. Você pode visualizar o gráfico em tela cheia selecionando a opção de “tela cheia”. Temos a opção de baixar gráficos baseados em indicadores selecionando a opção de “Baixar imagem”.



Ao clicar em um valor, abre-se o campo onde os dados (peso, altura e perímetro cefálico) devem ser indicados. A data atual deve será puxada, mas pode ser alterado a qualquer momento, está data será comparada com a data de nascimento do paciente. Para inserir uma nova linha de informação para comparar com a anterior, basta clicar em +inserir e salvar após preencher os dados.

Observação: Os campos de peso e altura não serão preenchidos automaticamente se os dados constarem em Dados Principais. Isto porque se tratam de dados mutáveis e dessa forma, constará o histórico das alterações preenchidos no campo de +Valores. 




Após indicar os dados, constará um círculo em azul no gráfico, e caso indique mais de um valor, constará dois círculos e uma reta entre eles que indicará a evolução do paciente. A linha verde que indica normalidade.



<< Tópico Anterior: Como inserir e inativar Anamneses e Evoluções?

Próximo tópico: Como inserir e inativar Laudos e Formulários durante o atendimento >>



Importante: Surgindo alguma dúvida, não hesite em nos enviar um email para o [email protected]

Seu feedback é muito importante, avalie se esse artigo te ajudou clicando abaixo.