O que é?


O sistema disponibiliza a funcionalidade de Descontos Pendentes, no Financeiro. Esta funcionalidade tem como finalidade a gestão dos descontos concedidos por usuários que não possuem permissão aos pacientes. Esta funcionalidade assegura o controle ao gestor financeiro, onde poderá ser configurado a aprovação de descontos à apenas um único usuário, porém se trata de uma configuração e portanto pode ser utilizada conforme preferência da clínica. Para que o usuário tenha acesso a esta funcionalidade, será necessário possuir a permissão "Descontos Pendentes" e "Aplicar desconto", e também será necessário configurar uma regra de permissão e editá-la para que seja adicionado "Regras para Aplicação de Desconto".


Como fazer?

  • Para que o usuário consiga utilizar a funcionalidade é necessário portanto estar vinculado a uma regra de permissão, e que esta possua as permissões acima habilitadas. 
  • Dessa forma, o usuário antes da utilização irá configurar a regra no perfil do usuário. Será necessário buscar pelo cadastro ou na Busca rápida ou em Cadastros > Funcionários/Profissionais. 
  • Dentro do cadastro, será necessário selecionar a opção de Permissões, no menu esquerdo, conforme indicado na imagem abaixo, e deverá ser ou configurado a regra de permissão e/ou editar regra já existente. 

  • Assim que selecionar para editar, abrirá o pop-up conforme imagem abaixo.
  • Será necessário descer a barra de rolagem até o final (sem selecioná-la para não fechar o pop-up), e adicionar a Regra para Aplicação de Desconto. 
  • Ao adicioná-la, poderá ser configurado os Recursos Aplicáveis (em qual área do sistema o usuário poderá conceder o desconto - Contas a Receber, Contas a Pagar, Propostas e/ou Check-in), Unidades, Procedimentos, Máximo (valor que o usuário poderá conceder) e Tipo (Porcentagem ou Real).
  • Assim que realizar todas as indicações, clique em salvar. 
  • É importante que a regra configurada esteja vinculada ao usuário desejado. 
Importante: Dessa forma, o valor indicado no campo de Máximo definirá quanto ele poderá conceder, de acordo com os Recursos Aplicáveis, e caso outro usuário possua valor menor definido e ultrapasse-o, o usuário que possuir valor maior poderá aprovar ou rejeitar o desconto em Descontos Pendentes. 

  • Portanto, o campo de Descontos Pendentes, poderá ser utilizado por todos que possuírem permissão e estiverem configurados com valor maior à de outros usuários que estão concedendo descontos. 
  • Em suma, o usuário deverá ir no Financeiro, no menu superior, e no menu esquerdo em Descontos Pendentes, conforme indicado abaixo. 

  • Nesta tela, deverá ser indicado obrigatoriamente o período em que foi solicitado a aprovação do desconto, em De/Até e também poderá ser limitado o status do desconto para melhor controle.
  • Ao clicar em buscar, constarão os resultados conforme seleção dos filtros. 
  • Constarão as informações sobre o desconto, e na última coluna, terão dois ícones que poderão ser selecionados: ícone de check (aprovará o desconto) e o X (rejeitará o desconto). 

  • Acima foi indicado a visualização do usuário que possui permissão de porcentagem/valor maior, porém será indicado abaixo a visualização do usuário que solicita este desconto. 
  • Quando o usuário preencher, por exemplo, uma conta a receber e indicar valor no campo de Desconto e não possuir a permissão, assim que salvar a conta, o sistema notificará que existem descontos pendentes de aprovação. 
  • Feito isso, será necessário aguardar a aprovação ou rejeição desse desconto, e assim que for indicado, o usuário deverá atualizar a página, onde se aprovado, o valor do desconto estará concedido na conta e se rejeitado, o valor não estará preenchido no campo de desconto e a conta estará com valor cheio. 
Observação: O sistema não notifica o usuário que tentou conceder o desconto sem a permissão, se o mesmo foi aprovado ou rejeitado. 

Importante: Surgindo alguma dúvida, não hesite em nos enviar um e-mail para o [email protected]