'Neste artigo iremos te ajudar a configurar o seu adicional de Módulo de Laboratório.


IMPORTANTE: Para acessar esta tela, você precisará ser usuário MASTER. Caso não seja, solicite ao usuário master que altere a sua permissão.



Nós temos integração com os seguintes laboratórios hoje:


Bom, antes de mais nada você vai precisar pedir algumas informações para o seu laboratório.


Você precisará informar ao seu laboratório que deseja integrar o seu sistema médico com o laboratório deles através de Webservice, solicitando as credenciais.


O que é o webservice?

É uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes. Com esta tecnologia é possível que novas aplicações possam interagir com aquelas que já existem e que sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes sejam compatíveis, ou seja, você irá solicitar o uso da API deles.


O que são as credenciais?

Seu login e senha de autenticação do Webservice.


Com o webservice ativado e com suas credenciais na mão, você poderá vincular o seu cadastro no sistema da seguinte forma:


Vá em Configurações > Integração Laboratorial




Cadastro de Credenciais > Incluir




Preencha TODOS os dados solicitantes:



IMPORTANTE: Formulário e Laudador são cadastrados pelo sistema Feegow automaticamente.



IMPORTANTE: Caso você tenha mais de uma unidade, você precisará realizar esta operação por unidade, pois cada uma terá uma credencial única para cada.




Depois de feito isso, clique em SALVAR.


O próximo passo agora é você solicitar ao seu laboratório que vincule todos os seus procedimentos com os exames do laboratório. Caso você tenha mais de um laboratório, você precisará repetir essa operação.


Como fazer isso?


Você precisará baixar um modelo de todos os seus procedimentos via Excel e enviar para eles solicitando que eles vinculem os seus procedimentos. Quando você baixar este modelo, nele virá todos os seus procedimentos cadastrados. Você pode excluir linhas mas não alterá-los do excel, se você alterar qualquer informação, ele não será vinculado com o seu laboratório.




Para baixar essa planilha, vá em Importar De/Para > Baixar modelo padrão. Veja abaixo:



Ligue para o seu contato no laboratório e peça que eles façam o tratamento dos dados.


Esse tratamento poderá levar de 03 dias à 1 semana. Quando eles te retornarem a planilha, envie para o email [email protected] usando o seguinte modelo de e-mail:


Assunto: Importação de procedimentos/exames laboratoriais

Texto: Nome da sua clínica + seu e-mail de usuário.


Após enviar, nós teremos até 03 dias úteis para te devolver para que você possa ir nessa mesma tela e inserir os dados.  O motivo de você nos enviar a planilha, é para validar se possui algum item inválido.



Após planilha importada, verifique os exames que estão disponíveis para a integração do seu laboratório no sub menu Listagem de exames, veja abaixo:


Listagem de exames do laboratório (exames que vieram do seu laboratório, ATENÇÃO)



Bom, lá você irá observar algumas informações importantes como o STATUS, dias do resultado que o exame chega, volume, altura, peso...


Você verá também o status de integração do seu procedimento e a possibilidade de alterar alguma informação.





Verifique todos os exames que você deseja integrar e, caso ele não esteja integrado passe o mouse encima do exame não integrado e clique encima para corrigir.


É só clicar no "Não integrado" que ele será integrado automaticamente.



Após clicado, ele irá apresentar a seguinte mensagem:



Você precisará fazer um por um. 



No sub menu chamado Listagem de Procedimentos, é onde você irá visualizar todos os seus procedimentos que estão vinculados com integração ou não.


Nesse sub menu você também pode validar todos os procedimentos que precisam estar integrados. Siga o mesmo passo-a-passo acima.


Procedimentos no Feegow


Pode acontecer constar alguns cadastros mal feitos ou com inconsistências, como o exemplo abaixo:

Essa tela é a tela da Listagem de procedimentos.



Caso isso aconteça, só clicar encima do status que ele corrige na hora.





Relacionar exames com seus procedimentos de forma manual


Bom, agora chegou o momento de você vincular de fato o exame do laboratório com o seu procedimento cadastrado no Feegow de forma manual.


Lugar onde se vincula o procedimento com exame de forma manual:

Escolha o seu laboratório vinculado (nessa tela te testes temos alguns).



Busque pelo procedimento cadastrado na Feegow através do nome ou ID, depois localize o exame correspondente ao seu procedimento e clique no ícone de salvar:





Caso tenha dúvidas, entre em contato com [email protected] 


Obrigada :)