Agora que ja alinhamos quais são os times envolvidos na sua jornada, qual o papel e a forma de contato com cada um, podemos iniciar os cadastros que serão a base da funcionalidade do Feegow. 

Índice

1. Informações iniciais

2. Cadastros iniciais

3. Configurações iniciais

4. Outras Configurações




Cadastros iniciais

É importante seguir a ordem indicada, mas se algum cadastro não se encaixar na sua realidade, pule para o passo seguinte.
Exemplo:
 Clínica que só atende no particular pode pular o cadastro dos convênios

  1. Configuração da Empresa: Aqui serão cadastradas as informações da empresa e suas unidades, como endereço, telefone, CNPJ, etc... 
    Leia o passo a passo: Como cadastrar empresa/unidade?
  2. Cadastro de Locais de Atendimento: Depois de cadastrar as unidades, aqui serão definidos os locais de atendimento em cada unidade. Consultório 1, Consultório 2, Sala de Exame 1, etc... 
    Leia o passo a passo: Como cadastrar locais de atendimento?
  3. Cadastro de Funcionários: Nesse momento você ja pode cadastrar seus funcionários, ou seja, todo corpo administrativo da clínica ou consultório: Recepcionistas, call center, administrativo, faturista, adminstrador, gestor, diretor, etc... Não são profissionais de saúde. 
    Aproveite esse momento para delegar a para os funcionários de confiança algumas funções a seguir, como: ensine a recepcionista a cadastrar os horários de atendimentos dos profissionais de saúde que serão cadastrados nos passos seguinte. Solicite que seu profissional de faturamento de convênio inicie as configurações dos convênios, etapa bem trabalhosa e geralmente demorada. Estes ja poderão iniciar os treinamentos com o time de implantação, no link na parte 1 deste artigo.
    Leia o passo a passo: Como cadastrar funcionários?
  4. Cadastro de Equipamentos: Aqui serão cadastrados os equipamentos que as unidades possuem e que precisam de um controle de agenda. Por exemplo: Raio X, Ultrassom, Ressonancia, etc... 
    Leia o passo a passo: Como cadastrar um equipamento? 
  5. Cadastro de Contas Correntes: O cadastro de conta corrente é essencial para usar o nosso financeiro. É aqui que serão definidas as contas da clínica. É possível cadastrar Contas Bancárias, Caixa físico, Cartão de crédito e débito para recebimento (maquininhas) e cartão de crédito para pagamento (cartão corporativo). Cada conta cadastrada habilitará uma forma de recebimento diferente no Feegow, portanto, cadastre todas as contas para que possam usar o financeiro por completo. 
    Por exemplo: Só será possível registrar um recebimento por cartão se tiver cartão (crédito ou débito) e conta bancária cadastrados.
    Leia o passo a passo: Como cadastrar contas correntes?
  6. Cadastro de Procedimentos: Caso não tenha feito a importação dos dados, é nesse momento que você deve realizar o cadastro dos procedimentos que a clínica ou consultório atende. Durante esse cadastro, é possível limitar o local ou o equipamento que determinado procedimento utiliza. Algumas configurações só poderão ser realizadas após cadastrar produtos ou convênios, mas isso pode ser atualizado em outro momento.
    Por exemplo: Ao cadastrar um exame de Raio X, é possível atrelar o equipamento "Raio X" e o local "Sala de Raio X" a esse procedimento, ambos cadastrados nas etapas acima.
    Leia o passo a passo: Como cadastrar procedimentos?
  7. Cadastro de Profissionais: Nesse ponto ja podemos cadastrar os profissionais de saúde que atuam na clínica ou consultório. Atenção: Profissionais de saúde são aqueles que atendem o paciente e/ou possuem uma agenda de atendimento: Médico, Psicólogo, Nutricionista, Fisioterapeuta, Enfermagem, Técnico de Raio X, etc... Um erro muito comum é cadastrar enfermeiros como funcionários e depois estes não conseguem atender. 
    Leia o passo a passo: Como cadastrar profissionais?
  8. Cadastro de Profissionais Externos: Se a clínica ou consultório possuir parceiros externos que solicitam exames ou executam exames externamente, é possível cadastrar profissionais externos também. Esses profissionais não terão acesso ao sistema e não terão agenda, mas será possível indicar que executaram procedimentos e gerar repasse. Um exemplo disso é quando a clínica possui parceria com um laboratório que realiza as análises dos exames de sangue. Poderão indicar que o "executor" do exame de sangue é o laboratório.
    Leia o passo a passo: Como cadastrar profissionais externos?
  9. Cadastro de Convênios: Esse é um ponto crucial para quem atende pelos convênios. O Feegow tem muitos recursos que auxiliam na geração de guias, calcula inflator, deflator, realiza escalonamento, entre outros recursos para agilizar o faturamento dos convênios. No entanto, é preciso se dedicar nesse item para que tudo funcione corretamente e elimine as glosas do seu faturamento. É importante que a pessoa responsável por esse cadastro saiba o que está fazendo, pois, infelizmente, muitas vezes nos deparamos com faturistas que não dominam o padrão TISS estabeleceido pela ANS e acabam configurando errado.
    Leia o passo a passo: Como cadastrar convênios?
  10. Cadastro de Fornecedores: Aqui você raliza o cadastro de todos os fornecedores da sua clínica ou consultorio, para que possam criar contas a pagar ou a receber desses fornecedores. Alguns exemplo são: Fornecedor de luz, internet, a própria Feegow, os convênios quando fizerem o pagamento dos exames e consultas realizados, etc...
    Leia o passo a passo: Como cadastrar Fornecedores?
  11. Cadastro de Programas de Saúde: Se a clínica ou consultório fizer parte de algum programa de saúde, poderá cadastrar nesse momento qual o tipo de programa e de qual operadora pertence a esse programa.

Existem outros cadastros que não impactam nas configurações iniciais, e podem ser cadastrados em outros momentos. Porém, em alguns casos, são usados no dia a dia. São eles:

  1. Cadastro de Origens: usado para indicar a origem do paciente.
    Leia o passo a passo: Como cadastrar origem?
  2. Cadastro de Contatos: uma agenda de contatos no Feegow.
    Leia o passo a passo: Como cadastrar contatos? 
  3. Cadastro de Laudos: para clínicas que possuem exames e laudam esses exames. É possível disponibilizar os laudos online para os pacientes na Área do Paciente.
    Leia o passo a passo: Como cadastrar laudos?
  4. Propostas: para quem gera proposta de algum tratamento ou exame, e trabalha com uma equipe "vendendo" exames.
    Leia o passo a passo: Como cadastrar propostas?
  5. Cadastro de Produtos: O Feegow disponibiliza um módulo voltado para estoque. Nesse módulo é possível cadastrar os produtos utilizados, produtos faturados para convênios, materiais e medicamentos para despesa anexa de convênio.
    Leia o passo a passo: Cadastros de Estoque 

<< VOLTE PARA A ETAPA ANTERIOR: INFORMAÇÕES INICIAS

SIGA PARA A PRÓXIMA ETAPA: CONFIGURAÇÕES INICIAS >>


Importante: Surgindo alguma dúvida, não hesite em nos enviar um email para o [email protected]

Seu feedback é muito importante, avalie se esse artigo te ajudou clicando abaixo.